SUPERSTIÇÃO! ISSO É CRISTÃO?

16/10/2014


Chamo para a conversa um texto de Paulo aos Coríntios na primeira carta 2.3-4: Foi em fraqueza, tremor e grande temor que estive entre vocês. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder.

O poder não está em nós, mas nos vem de fora. Não é a oração desta ou daquela pessoa que cura. Nem esta ou aquela igreja que salva. Não é a minha grande quantidade de fé que evita acidentes ou que livra pessoas da morte. Somos eternos dependentes da graça de Deus. Todo o poder está com Deus e dele vem. Para acessá-lo há um só caminho que é a fé em Cristo, nosso Senhor. Todos foram justificados indistintamente pelo grande amor de Deus, haja visto nossa incapacidade de consegui-lo por merecimento ou força própria.

Estamos no mês da Reforma Luterana. A maior descoberta de Lutero foi que Deus não é carrasco nem vendedor de perdão, bênçãos ou qualquer outra dádiva. Percebemos diariamente pessoas comprando vassouras abençoadas para varrer mau olhado ou toalhinhas abençoadas para sarar feridas e igrejas que prometem curas milagrosas e sem comprometimento pessoal nenhum. Lutero lutou contra a venda de qualquer dádiva divina. Quem confia em vassouras, cartas de perdão, lencinhos abençoados está na linha da superstição, tão condenado e combatido por Lutero ao longo de sua trajetória e em seus escritos reformatórios.

A maioria das pessoas hoje é cristã a mais alguma coisa. Há pessoas cristãs espíritas; cristãs, mas acreditam ter o corpo fechado porque uma cartomante fez algum trabalho por dinheiro; pais que pedem o batismo das crianças porque daí não mais adoecem; pessoas que benzem seus rebanhos com a finalidades de não adoecerem e aumentarem seus lucros pagando salários injustos a seus empregados; plantas na entrada das casas para afastar mau olhado e outras para trazer riqueza para a família; cortar o machado no chão em forma de cruz para dividir a tempestade. Cuidado que estamos num terreno perigoso. Estamos aqui no terreno da superstição. Quem assim crê precisa estar consciente que está desobedecendo deliberadamente o primeiro dos dez mandamentos que diz: Eu sou o Senhor seu Deus. Não tenha outros deuses além de mim. Ir contra o mandamento divino não é bom nem recomendavel. Como diz Edmund Burke: A superstição é a religião dos fracos.

Para uma pessoa cristã não há outro Deus além do Pai de Jesus Cristo. Também não há outro intermediário entre nós e Deus, senão Jesus Cristo. Logo, se você tem alguma dificuldade na vida te dirija a Deus com fé e conte a ele a tua preocupação, sofrimento, alegria, dor, plano. É dele que vem o poder para curar, sarar feridas que nós abrimos com nossos desejos egoístas, individualistas que trazem tanto sofrimento a este mundo. Você não precisa de dinheiro para receber bênçãos ou saúde. Você precisa meditar, planejar na presença de Deus a sua vida.

Quem vende bênçãos ou curas é um charlatão e um falsário. Quero desafiar vocês com as palavras de Rm 1.17: O justo viverá por fé. É por causa da fé em Cristo que você pode andar seguro, protegido e guiado por Deus; é por causa da fé que você ajuda e socorre o teu irmão e irmã em qualquer necessidade; é por causa da fé que confiamos na proteção de Deus na doença e nas estradas. Mas é igualmente pelo compromisso da fé que dirijo com cuidado e responsabilidade; é por causa do compromisso da fé em Cristo que confio unicamente em Deus e tenho paciência com as pessoas ao meu redor; é pela compromisso da fé que cuido das pessoas mais idosas; é pelo compromisso da fé que procuro vida melhor para mim e a desejo também a todas as outras pessoas; é por causa do compromisso da fé que não quero só o meu sucesso financeiro. É com fé que oro diariamente Pai Nosso e não Pai Meu.

Uma pessoa supersticiosa quer tomar a vida e tudo que nela acontece em suas mãos e resolvê-las. Destrona Deus e coloca a si mesmo e outros deuses sobre a sua vida. Procura fardos mais pesados para carregar. Jesus, no sermão do monte, ensina: Mt 7.7 - Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Nós não precisamos nem queremos atravessadores. Quem é supersticioso está aceitando poderes menores do que o poder de Deus para dirigir a sua vida. Batam na porta de Deus que quer o nosso bem, cura e salvação eterna. Amém.
 


Autor(a): P. Jair Luiz Holzschuh
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 30284
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br