Zacarias 8.16 – Falai a verdade cada um com o seu próximo.
Colossenses 3.9 – Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos.
Nestes dois textos vemos recomendações que foram feitas a muito tempo, mas que cabem muito bem ainda hoje em nosso mundo. O profeta Zacarias e o Apostolo Paulo, cada um a seu tempo exortam as pessoas ao seu redor para que busquem relações mais verdadeiras. Também ao nosso redor carecemos disto. Seja no âmbito social, político ou religioso, no nosso tempo também temos muitas mentiras. Alias, no nosso país cultuamos a mentira com um dia especial para ela, ou seja, 1º de abril. Quem dera, ela existisse somente nesse dia.
É bem verdade que as coisas mudam, mas parece que com a mentira isso não acontece. Desde pequeno ouço que o mundo é dos espertos, que na política não se pode confiar e que na religião existem falhas... bom na verdade hoje vejo ou pouco diferente. Vejo que socialmente se busca o bem estar de todos, politicamente se quer que todos sejam dignos e religiosamente se busca que todos um dia possam morar com Deus. E isto é verdadeiro, o problema são muitas pessoas que nestes três âmbitos estão. Socialmente cada vez mais se aprende a ser egoísta e importar-se somente consigo, não importando quais as verdades ou mentiras usadas para isso. Politicamente temos visto que quem promete mais, ganha, e o prometido muitas vezes se transforma em mentiras. Religiosamente vemos crescer o numero de pregadores, mas também o número de siglas de igrejas, porque cada uma tem a sua verdade. Assim, já não sabemos mais o que é verdade.
Deus sabe que como humanos nos perdemos facilmente, por isso enviou-nos através de Moisés um 8º recado: “Não fale mentiras a respeito de seu próximo”. Continuou a enviar recados através de Zacarias; de forma grandiosa, através de Jesus, seu filho; através de Paulo e outros tantos. E nós somos convidados a viver em verdade. Mas o que precisamos entender é que a verdade vem de Deus e não de nós, por isso, antes de qualquer ação ou discurso, busquemos em Deus pela verdade e se não cabe nos preceitos de Deus que tenhamos coragem de executar, para que não tenhamos em nosso meio mentiras, inclusive um dia todo dedicado a ela. Finalizo lembrando a explicação de Lutero sobre o 8º mandamento. “Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não enganar o nosso próximo com falsidade, traí-lo, caluniá-lo ou fazer acusação falsa contra ele; mas devemos desculpá-lo, falar bem dele e interpretar tudo da melhor maneira.”
Pastor Jonas Ronei Gunsch/Paróquia de Ernestina