Sob o raio-X de Deus

02/07/2004

Certa vez, quando eu era criança, minha mãe me levou para fazer um raio X. E, para meu pavor, ela disse que aquela máquina havia sido inventada por Deus para descobrir nossos pecados. Eu fiquei com muito medo, achei que minha mãe iria descobrir todas as minhas travessuras. Os meus pecados cometidos até os 10 anos de idade seriam vistos naquela máquina terrível. Quando vi que o raio X seria só do meu joelho, fiquei muitíssimo aliviada.

Contudo, não demorou muito para que eu fosse levada novamente para fazer outro, agora do tórax. Pensei: pronto! É agora que serei descoberta! Quando o médico disse que era só uma costela quebrada, fiquei aliviada e me convenci que a minha mãe havia me pregado uma peça.

Deus não inventou o raio X da alma, mas vem d'Ele uma luz, a Sua luz, como um grande holofote, que nos ilumina no palco da vida para que possamos enxergar nossas sombras.

Imagine um holofote sobre o artista que está no palco. Nós, ao contrário do artista, fugimos dessa luz. Porque estar sob essa luz é estar numa grande máquina de raio X que nos mostra nossos erros, nossos deslizes, nossas fraquezas. Sim, está tudo iluminado à nossa frente. O que vamos fazer agora? Varrer nossos problemas para debaixo do tapete? A melhor coisa é colocar nossos erros e imperfeições sob a luz de Deus.

Você sabe como o ouro é limpo das impurezas? Pelo fogo. O ouro é colocado em uma superfície quente. Quanto maior o calor, quanto mais quente a superfície, mais o ouro vai se juntando, se amalgamando e se separando das impurezas.

Vamos deixar que Deus ilumine nossas vidas, ilumine nossas imperfeições e nossos erros. Assim, nos deixarmos purificar. Vamos começar já no dia de hoje a fazer uma limpeza em nossa vida, deixando que esse holofote de Deus ilumine nossas vidas.

Vivemos tempos de tantas dores e violência, nos quais a morte passa a ser algo banal. Não pode ser assim! É sempre tempo para desarmar nossos espíritos. Porém, somos gente teimosa e gostamos de alimentar nossas imperfeições. Somos turrões, gostamos de cultivar nossos erros. Assim é com políticos que têm seus erros expostos e os negam veementemente. Quanta tolice. Deus conhece os erros de cada um. O holofote sobre nós é para que os reconheçamos também e nos arrependamos.
O profeta Zacarias vislumbrava como um novo e incorruptível governo ergueria o Reino de Paz. "Ele acabará com os carros de guerra, o arco de guerra será destruído. Ele anunciará paz às nações; o seu domínio se estenderá de mar a mar, desde o Eufrates até às extremidades da terra" (Zacarias 9.10). Desarmamento total e incondicional seria o seu programa de governo.

A humanidade, na maioria das vezes, acredita na máxima romana: "quem quer a paz prepare-se para a guerra". É também assim que muitas pessoas agem na sua vida particular. E para onde nos levou esse "prevenir-se"? Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-45) já tivemos mais de 150 guerras localizadas que mataram mais gente que a Primeira e a Segunda juntas. É hora da humanidade colocar-se sob o holofote de Deus.

Como Igreja, precisamos deixar que Deus foque em nossas estruturas a sua luz. Que exponha as nossas injustiças, os nossos silêncios e omissões. É preciso que essa luz exponha as nossas brigas e desavenças desnecessárias, e até a nossa hipocrisia.

Que o Espírito de Deus consiga direcionar a luz divina para nossas vidas, nos ensine a enxergar nossos caminhos tortos e a tomar decisões mais acertadas. Que o raio X de Deus nos mostre onde estão as fraturas de nossa alma e nos ensine a consertá-las.

Pa. Vera Cristina Weissheimer
 


Autor(a): Pª Vera Cristina Weissheimer
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8111
REDE DE RECURSOS
+
Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br