Sínodos em destaque
Sínodo Norte Catarinense
Sede Sinodal: Joinville
Presidente do Conselho e da Assembléia: Sr. Ernesto Bollmann
Pastor Sinodal: Waldir Humberto Schubert
O Sínodo Norte Catarinense abrange o litoral norte-catarinense, desde o município de Penha, parte do litoral sul do Paraná e parte do planalto norte e meio-oeste do Estado de Santa catarina. É constituído de 32 paróquias, 110 comunidades, perfazendo um total de 67.054 pessoas batizadas.
O Conselho Sinodal tem como meta promover o crescimento quantitativo e qualitativo de seus membros, investindo de forma decisiva na formação de obreiros ordenados, bem como na formação constante dos líderes leigos.
Uma preocupação constante da Diretoria e do Conselho Sinodal é ser motivador e incentivador para que nossas comunidades e paróquias sejam mais alegres, participativas, celebrativas, acolhedoras e terapêuticas. Esta preocupação foi manifestada também como sonho para o nosso ser Igreja no novo milênio pela Segunda Assembléia Geral, realizada em maio de 1999.
A Diretoria do Conselho tem assumido de forma integral todas as questões administrativas, liberando o pastor sinodal para sua tarefa específica de ser, de fato, pastor dos pastores e também pastor das comunidades. Neste sentido, um plano de visitação planejada contempla pelo menos uma visita anual a cada obreiro e a cada paróquia. Com alegria, temos conseguido, em alguns casos, realizar mais do que uma visita por ano.
Como um dos maiores Sínodos da IECLB, temos a clara consciência de nossa responsabilidade missionária com outros Sínodos. Esta parceria já vem acontecendo com o Sínodo Paranapanema, com o qual assumimos o compromisso de ajudar na implantação de sua sede. Temos recebido também pedido de auxílio do Sínodo da Amazônia, o que sem dúvida será analisado com carinho pelo Conselho Sinodal. Como IECLB dividida em Sínodos, temos que aprender a olhar além de nossas fronteiras e começar a exercitar mais nossa tarefa missionária tanto dentro como além das fronteiras do nosso Sínodo.
Informações fornecidas por Waldir H. Schubert
Voltar para o índice do Anuário Evangélico 2000