Você tem fome e sede de quê? Este é o tema do XVII Congresso Nacional da Juventude Evangélica que está acontecendo na cidade mineira de Paracatu, no Sínodo Brasil Central, que iniciou dia 26 de julho e se estende até o dia 31 de julho. O Congresso Nacional é a instância máxima da JE no Brasil e, neste ano, reúne 77 delegados de 17 Sínodos da IECLB e mais de 300 pessoas participando do evento.
Um dos principais pontos da pauta do Congresso será a apresentação e encaminhamentos da pesquisa feita com jovens luteranos de todo o país, com o objetivo de traçar o perfil da juventude na Igreja. A reedição do Plano Missionário da JE deverá ser discutida no Congresso, de onde também sairão propostas concretas do trabalho com jovens.
“O jovem precisa continuar vivendo intensamente o presente para construir o futuro. A igreja está alegre e grata por todos os jovens e precisa deles no trabalho das comunidades”, indaga Dr. Walter Altmann, Pastor Presidente da IECLB, que trouxe uma saudação em nome da Igreja e pregou na celebração de abertura do XVII Congresso Nacional da JE.
Na celebração de abertura os Sínodos foram desafiados a trazerem alimentos para serem doados a obras diaconais do Sínodo Brasil Central. “Estamos alegres por estar num Sínodo como este, onde os recursos são tão escassos, mas a criatividade e a vontade de ser Igreja é tão grande”, diz Alexander De Bona Stahlhoefer.
Durante os seis dias, ainda acontecem passeios históricos na região de Paracatu. O 3º Fest´Art conta com mais de 15 oficinas temáticas onde os jovens podem buscar mais subsídios para o trabalho nas comunidades. O Festival da Canção quer oportunizar ao jovem um espaço de aprendizado e expressão dos seus dons artísticos. Além destes eventos, muitas apresentações do folclore regional confrontarão o jovem com a diversidade e a grandeza do Brasil.
Fonte: Tobias Mathies - CONAJE