Esteve reunido para reunião ordinária, o Conselho da Juventude Evangélica Sinodal do Síndo Vale do Itajaí, no dia 16 de outubro de 2004, na Paróquia Blumenau-Velha. O Conselho é composto por jovens representantes das 29 paróquias do Sínodo, Secretários da Secretaria Geral da JE Sinodal e pelo Obreiro Orientador, P. Renato Creutzberg.
Dentre os assuntos que foram deliberados, pode-se destacar o planejamento do 25º Acampamento de Braço Trombudo/SC. O evento acontece desde a antiga 2ª Região Eclesiástica da IECLB e hoje é realizado pela JE Sinodal do Vale do Itajaí. A discussão foi decisiva para fortalecer e criar o sentimento festivo do evento. Para organiza-lo foi montada uma comissão de jovens responsáveis que vai colocar em prática os desejos do Conselho.
Outra discussão que tomou um tempo considerável foi a explanação do projeto PPA, que vai direcionar os focos de atuação da organização, definir quais trabalhos serão feitos, remodelar uma nova proposta para o trabalho com jovens nas comunidades e reavaliar os eventos que a entidade realiza. “Este projeto será muito importante para a continuidade dos trabalhos da JE Sinodal. Precisamos parar e pensar o que queremos e para onde vamos”, concluiu a Secretária-Geral da JE Sinodal, Cristiane Krieck. A Comissão que vai integrar a elaboração deste projeto será composta pela Diretoria, Secretaria Geral, três representantes do Conselho e dois presidentes de grupos de JE do Sínodo.
O Tema e o Lema da JE Sinodal para 2004 serão definidos nos próximos dias, depois que o Conselho pautou um caminho para que estes fossem pensados. Na reunião ficou clara a importância de se resgatar a identidade do jovem, despertar o interesse para a vida comunitária e o espírito de mudança, de novos caminhos. A idéia é criar um tema que atenda estas demandas e junto dele criar materiais para serem trabalhados nos grupos de JE.
O Conselho Sinodal é o órgão da JE Sinodal que está ligado à presidência da JE Sinodal e tem como funções específicas deliberar os assuntos que serão trabalhados na organização e integrar as diversas paróquias do Sínodo, trazendo sugestões e críticas vindas dos grupos de juventude nas comunidades.
Fonte: Tobias Mathies - Vale do Itajaí