SIM: à paz... à esperança!

Artigo

01/12/2010


Paz na Criação de Deus, eis o tema da IECLB para o ano de 2011.

Ao ouvirmos ou visualizarmos a realidade que emoldura nossa casa terrestre, a vontade é de chorar! Pessoas são agredidas, florestas são destruídas, rios estão morrendo, praias fedem... O que ainda resta de natureza original no litoral está sujeito a sofrer o impacto da especulação imobiliária. Veja o exemplo de Taquarinhas, nas imediações do Balneário Camboriu.

Apesar do enorme estrago no mundo de Deus, a Bíblia testemunha a “bela criação de Deus”. As Escrituras Sagradas falam dos olhos de Deus, testemunham como Deus enxerga as “coisas”.

A humanidade em frangalhos sempre de novo é confrontada com vozes proféticas que apontam para a vontade de Deus. A vontade de Deus é transparente, sem rodeios: “não quero só reformar, melhorar, inspirar os políticos ou líderes públicos para que saibam administrar melhor. Não, não é isso que quero. Eu crio um novo céu e uma nova terra”. A visão da paz de Deus na criação pressupõe raios de sol, os quais permitem enxergar esta novidade. É assim desde a cruz e a Páscoa de Cristo.

Quando o ser humano se coloca no centro do Universo, ele perde a noção de Deus. Sumindo o Deus-Criador, o ser humano transforma o mundo em patrimônio sem dono. Em verdade, aos olhos da fé está bem definido qual é o nosso papel: nada mais somos do que administradores, gerentes dos talentos recebidos.

O Evangelho nos confronta com um poço inesgotável de esperança. Acabando a esperança, vem depressa o processo da morte.

No início de 2011, deixarei o cargo de Pastor Sinodal no Sínodo Norte Catarinense. A tarefa será então assumida pelo pastor Inácio Lemke.

Agradeço o público leitor. O diálogo com vocês através desta coluna foi interessante e desafiador. Fiz somente o que deveria fazer!

Que Igreja queremos ser? Igreja, sempre a serviço da Esperança. Tempo de Advento é tempo de espera. É esperança que ensina a olhar para além do horizonte. Um abençoado Advento!

Manfredo Siegle
Pastor Sinodal do Sínodo Norte-Catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

Jornal O Caminho - 12/2010

 


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Artigo
ID: 7433
REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br