Servo de Deus

"O Senhor me disse: Você é meu servo, e por meio de você serei glorificado." Isaías 49.3

12/01/2017

O que é um servo? Geralmente pensamos num escravo, obrigado a efetuar serviços ao seu senhor. Sob esse aspecto, ele não é livre. Porém, servo também pode ser aquela pessoa que presta serviço, que serve voluntariamente (diaconia).

A quem se refere Isaías? Isaías escreve estas palavras no século VI a. O servo que ele descreve é fraco, sofrido, esmagado pela opressão e pelo trabalho forçado no Exílio da Babilônia. Ele tem saudade de casa, de sua terra santa, da casa de oração. Mas Deus lhe dá força. Deus faz do mais fraco o forte, sustenta-o e lhe dá uma missão: anunciar o direito e a justiça. A missão do Servo nessa situação é a de animar e organizar o retorno à terra. A sua força vem de Deus, que criou e mantém o mundo. Quem é este Servo? O Novo Testamento se refere cerca de 170 vezes direta e indiretamente à figura do Servo, relacionando-o com Jesus Cristo. Ele serve, entregando sua vida na cruz para nos salvar.

Todos aqueles que recebem uma missão de Deus se tornam servos. Tal missão pode ser desenvolvida num ministério repleto de alegria ou de sofrimento. Os servos de Deus são anunciadores de que o Senhor traz salvação e socorro. Sua missão consiste em falar da salvação e por meio dela trazer consolo e conforto aos cansados e sobrecarregados.

A biografia do pastor Dietrich Bonhoeffer aponta para a tarefa do servo: Durante a Segunda Guerra, ele foi enviado a um campo de concentração por opor-se ativamente ao governo da Alemanha. Sofreu torturas. Contudo, com sua fé e esperança, inspiradas por uma profunda devoção a Deus, ele encorajou seus companheiros de prisão e ganhou o respeito de seus guardas. Bonhoeffer foi um exemplo vivo do preço que um servo de Cristo tem de pagar. Ele pagou com a própria vida, pois não deixara de pregar o evangelho nem mesmo num campo de concentração.

ORAÇÃO
Quando anoitecer – diariamente ou ao final da nossa vida – não seremos perguntados por tudo que fizemos e realizamos, mas a pergunta que nos será feita é: se e quanto amamos no transcorrer deste dia e de toda a nossa vida. Nas horas do silenciar, do acolher e do ouvir a voz de Deus, percebemos como e de que maneira ele quer ser amado por nós. Amém. (Peter Dyckhff)
 


Autor(a): P. Geraldo Graf
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 40907
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br