SERVIR OU SERVIR-SE?

11/05/2017

“Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.” Mateus 20.28

Jesus Cristo, em seu ministério, sempre buscou ensinar os seus seguidores e seguidoras. Fazia isso não só com palavra, mas, e, especialmente através do seu exemplo de ação. O versículo acima aponta para a ação de Jesus. Mostra o seu modo de agir e ser.

Servir: eis uma palavra importante para ser refletida. Jesus nos orienta que devemos servir e não ser servidos. Observo que há uma grande tentação em querer ser servido. Isso é mais fácil. Não exige compromisso.

Esse não é o ensinamento de Jesus. O que vemos no mundo, percebemos também no pensamento de muitos membros de nossas comunidades. Eles apenas querem ser servidos. São consumidoras de trabalho religioso. Querem prestação de serviço. No entanto, isso não é Igreja. Também não é esse o mundo que Deus quer. E, certamente, ali não sopra a vontade de Deus.

Jesus nos desafia a seguir o seu exemplo. No evangelho de João lemos: “Eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz.” João 13. 15. Ele quer que sirvamos com a nossa vida. Sigamos o seu exemplo. Por isso servir é enxergar o outro, enxergar a outra, enxergar o mundo, enxergar com amor, com disposição de ajudar, repartir, doar-se e comprometer-se.

Essa é a proposta de Jesus Cristo. Assim ele propõe que o mundo seja. Um mundo viável, com relacionamentos saudáveis, fraternos, éticos que promovam a comunhão e a vida plena. Neste não há espaço para individualismo, desigualdade, violência, exploração, entre outros.

Jesus nos mostra o caminho de sua proposta. Ele mesmo vive sua proposta. Por isso, ao redor dele surge vida nova o tempo todo. Vidas perdidas, perturbadas, desprezadas, excluídas, diminuídas, condenadas são valorizadas, são renovadas e tornam-se importantes. Ama-se, apoia-se, anima-se, perdoa-se e assim surgem novas perspectivas de vida, pois há comunhão.

Servir-se: é enxergar o outro, a outra, o mundo com a intenção de tirar proveito. Ter uma mente viciada com a ideia de tirar proveito e levar vantagem. Unir-se e organizar-se apenas para levar vantagem. Criar leis e estruturas que beneficiam poucos e um grupo interessado. Praticar injustiça consciente ou inconscientemente. Isso é o contrário daquilo que Jesus propõe e pratica. Por isso, esta mentalidade causa tanto sofrimento ao ser humano e ao mundo. Infelizmente, é isso que parece acontecer em maior escala no mundo.

Como Cristãos, confiamos em Jesus Cristo e em seus ensinamentos buscamos orientação, pois ele mesmo disse que não veio para ser servido, mas para servir (Mateus 20.28). Que Deus ilumine e abra os nossos olhos para que possamos servir e assim contribuir para que o mundo tenha as marcas da vontade de Deus. Amém.


Autor(a): P. Cristian Rosmund Donat
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 20 / Versículo Inicial: 28
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 42274
REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br