
Mensagem às Comunidades da IECLB
Seminário Nacional de Diaconia
Nos dias 15 a 17 de setembro de 2023 se reuniram 51 pessoas no seminário nacional de diaconia, realizado em Porto Alegre/RS. Estiveram presentes pastores sinodais e pastoras sinodais, ministros, ministras e lideranças sinodais, membros do conselho nacional de diaconia, o grupo gestor da rede de diaconia, representantes da OASE, do CONAJE, da Casa Matriz, da Comunhão Diaconal, da FLD-COMIN-CAPA, da Secretaria de Ação Comunitária e da Presidência da Igreja.
Foram dias de muitos encontros em que se refletiu, com o tema “Diaconia na Missão de Deus”, sobre a vivência diaconal na IECLB, seus desafios e oportunidades. O grupo foi inquietado pelas sete ações de misericórdia, que impulsionam a reflexão sobre o papel e a missão da igreja junto às pessoas injustiçadas e as que sofrem. Isso motivou o grupo a renovar seu compromisso com o ministério de Jesus, que é centrado na diaconia.
Uma diaconia que gera transformação é o grande desafio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Para que aconteçam transformações, são necessárias ações. Nesse sentido, foram destacadas ações importantes:
-
Mobilizar a comunidade diaconalmente e promover o encontro com pessoas e contextos de sofrimento.
-
Ampliar e fortalecer as instituições diaconais.
-
Acolher pessoas em situação de sofrimento com o objetivo de consolidar a missão da IECLB, pois a diaconia traz pessoas para a igreja na medida que ela oferece um espaço de cuidado.
-
Revitalizar o compromisso com a missão de Cristo para fortalecer a sustentabilidade nas ações diaconais.
- Promover uma diaconia que luta por justiça de gênero, racial, econômica e socioambiental.
Entusiasmadas e entusiasmados com a missão de Deus, e na certeza de que Jesus vem ao nosso encontro para que todas as pessoas tenham uma vida plena e justa (João 10.10), convidamos a cantar e a agir:
Vamos juntos trabalhar, na Seara do Senhor
Pois o povo está a vagar qual ovelhas sem pastor.
Libertados pela graça nos dispomos a servir
Sirvamos com alegria exaltando o Deus do amor.