“Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos” (Mc 10.45).
No último final de semana, aconteceu o nosso Seminário Nacional de Jovens Reformadores e Jovens Reformadoras. Participaram 54 pessoas jovens, representantes de 17 Sínodos da IECLB. O encontro aconteceu em Curitiba, entre os dias 23 e 25. Agora, é a vez dos representantes e das representantes retornarem aos seus Sínodos e ampliarem essa rede, da qual tod@s podem ser parceir@s!
O QUE ENTENDEMOS POR DIACONIA?
Essa foi a pergunta que norteou as atividades e reflexões do primeiro dia do Seminário Juventudes e Diaconia. Nele, pessoas jovens de diferentes realidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) trocaram ideias a respeito do que entendem por Diaconia. A partir da formação conduzida pelo Diácono Jaime Ruthmann, tod@s puderam aprender sobre o significado da Diaconia, a motivação para as ações diaconais, além de características e dimensões da Diaconia.
Muitas foram as respostas encontradas pelos jovens e pelas jovens, através das reflexões, construídas coletivamente durante o encontro. A ideia principal, o fio vermelho que permeou todo o dia, é a de que Diaconia é GRATIDÃO ao amor de Deus – e este amor nos motiva a TRANSFORMAR realidades. Por meio da fé em Cristo, somos chamadas e chamados a SERVIR e TESTEMUNHAR, através de ações concretas e por meio da COMUNHÃO, promovendo JUSTIÇA, INCLUSÃO das diversidades e garantindo a DIGNIDADE HUMANA.