No dia 18 de Novembro último, aconteceu em Três de Maio, o seminário Sinodal com o tema “Deficiência e Violência”, abordando a violência contra crianças, jovens e adultos com deficiência e os meios para a superação desta problemática tão difícil de ser tratada, e teve o assessoramento de Sharlene Leber de Porto Alegre.
A violência tão presente em nossas vidas, ao nosso redor, em nossas famílias, vizinhos, comunidades e lares. E na maioria das vezes de forma silenciosa, ameaçadora, rotineira e até “normal” em muitos casos. Pode se manifestar das mais variadas formas, como: violência dos direitos humanos, violência física como agressões, socos, tapas, a emocional como chantagens, a sexual, a psicológica onde está a questão da baixa autoestima, desvalorização, entre outras.
Diante estas e muitas outras questões discutidas pode-se perceber que temos muito a fazer para que estas pessoas que sofrem algum tipo de violência tenham uma vida plena, sem sofrer nenhum tipo de violência e que seus agressores precisam ser identificados, punidos e tenham um atendimento especializado para que não venham a incorrer no mesmo erro e não voltem a cometer estas violências.
Márcia Penke
Santa Rosa-RS