Semear sempre

06/07/2021

20210628_151501
20210628_151542
20210628_151620
semear sempre
1 | 1
Ampliar

Estamos no tempo de Ação de graças pela colheita em nossas comunidades. É tempo de agradecer a Deus por tudo que dele recebemos. Mas, para agradecer, precisamos antes perceber as bençãos de Deus em nossas vidas. A parábola do evangelho de Marcos 4.26-29 nos convida a semear. Colocar a semente no solo e esperar que Deus faça a sua parte e, colher os frutos. Parece fácil e simples; mas justamente por isso é um grande desafio.

Vejamos: Que semente colocar na terra! Pensamos em não apenas um tipo de semente, pois precisamos de diversidade. Então, temos sementes que produzem rápido, há plantas que entre 30-40 dias podem ser colhidas. Outras demoram mais tempo, um mês, dois meses, um ano, dois anos, cinco anos, há plantas que necessitam de décadas para produzirem frutos. Há ainda outra questão, muitas vezes plantamos e a semente se perde, não nasce, pode ser pelo frio, calor, seca, chuva ou a terra não é propícia. Então, não é tão simples assim. Mas Jesus nos convida a semear. Semear e confiar que Deus fará a sua parte. Assim, nossa tarefa é semear.

Que bom, então vou semear! Vou semear a paz, o amor ou a esperança, como muito se ouve. Sim, é importante semear a paz, mas para isso preciso semear o respeito, a paciência, a bondade, o cuidado, a alegria, a mansidão, a verdade, semear o amor ao próximo, semear palavras que edifiquem, semear justiça, direitos iguais, educação de qualidade, vacina para todos. Somente assim poderemos colher a paz e viver em paz. A tarefa é grande e precisa ser assumida com responsabilidade.

Jesus não cita somente um tipo de semente, ele nos convida a sermos criativos e praticar a diversidade. Sabemos que para termos saúde precisamos de vários tipos de alimentos para que o nosso organismo fique saudável. Assim também somos convidados a semearmos a maior quantidade possível de sementes. Em nossos jardins não plantamos apenas uma cor de flor, pois, quanto mais colorido mais bonito o jardim fica. Somos chamados e chamadas e sermos generosos com o nosso plantio, plantando diversos tipos de semente.

Semear sempre é o convite. Não deixemos de semear, no tempo certo a colheita virá, não sabemos quando, nem quanto produzirá. Mas temos esta certeza da parte de Jesus, a colheita não depende de nós, mas ela virá. A nós cabe a tarefa de semear, como diz o canto: “põe a semente na terra, não será em vão, não te preocupe a colheita plantas para o irmão”.
 


Autor(a): Pastora Cleusa Odete Sturmer Valcarenghi
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 26 / Versículo Final: 29
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63583
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Quando Deus não está no barco, não se navega bem.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br