No próximo dia 08 de maio, domingo, Luteranos e Católicos comemoram a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, o Conic. Em 2005, o tema que está sendo trabalhado desafia a reflexão para a figura de Jesus Cristo: Cristo, único fundamento da Igreja.
A semana não é apenas um conjunto de celebrações ecumênicas, mas tem pilares bem definidos, como por exemplo: orar pela unidade dos cristãos, educar as comunidades cristãs no caminho da reconcialiação, planejar a ação ecumênica permanente da comunidade e agir para a transformação das relações humanas conforme o Evangelho.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos se inspira na caminhada do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), organismo internacional que reúne mais de trezentas igrejas com sede em Genebra (Suíça). No ano 2000, esse Conselho lançou para as Igrejas-membro o desafio de, na década de 2000-2010, diminuir a violência, especialmente a violência contra as crianças, instituindo a década para superar a violência. Neste sentido, todas as ações ecumênicas estão caminhando para promover a paz e diminuir a violência. Um dos maiores eventos ecumênicos que movimentou líderes religiosos na região do Vale do Itajaí, recentemente, foi a Campanha da Fraternidade 2005 que inclusive contou com uma caminhada pela paz e celebrações diversas entre católicos e luteranos.
O ponto alto da Semana pela Unidade dos Cristãos vai ser a Celebração Ecumênica na Catedral São Paulo Apóstolo, no próximo dia 10 de maio às 19 horas. A prédica está ao cargo do ex-pastor sinodal, Nelso Weingartner. O evento será presidido pelas igrejas Católica Apostólica Romana (Icar), Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
Nesta celebração, como também para as demais celebrações desta Semana, o Conselho de Igrejas propõe que sejam incentivadas e realizadas doações em dinheiro para trabalhos que promovam a unidade e o ecumenismo.
Fonte: Tobias Mathies - Vale do Itajaí