Seleção de livros que nutrem a fé

11/09/2013

Se o nosso corpo necessita o pão, o amor do Pai dá vida ao coração (HPD 402, 2). Nosso corpo precisa de alimento diariamente. Falta de alimento não resulta somente na sensação de fome, mas acaba em enfraquecimento, doença, morte. Ser e viver como pessoa cristãtambém exige alimento! Um coração orientado e movido pelo amor do Pai precisa de nutrientes. No caso da IECLB, cremos que esses nutrientes nos são oferecidos por muitos meios em muitos momentos. A mamãe grávida que ora e cantarola sua fé, está nutrindo o coração do seu bebê com o amor do Pai. O papai que reconta ao seu fillho histórias da caminha de Deus com seu povo, fala do amor do Pai. No período do Ensino Confirmatório, nossos filhos e nossas filhas adolescentes recebem e guardam nutrientes que serão determinantes para sua cidadania responsável. E é assim em cada estudo bíblico, com cada meditação em grupo; é assim com o culto da comunidade, com a leitura do devocionário, etc: ali nosso coração é nutrido com o amor do Pai. Nossa fé é fortalecida para o testemunho cotidiano. Portanto, desse pão não podemos abrir mão. Sem ele, sejamos bebê, sejamos jovem, sejamos cristãos veteranos, definhamos na fé.

Pois é desse pão necessário para a fé que tratam os livros que apresentamos nesta sessão de Luteranos em Contexto. Não são os únicos livros que nos querem dar esse pão espiritual. Trata-se de uma seleção que fizemos. E fizemos essa seleção a partir do seguinte critério: um conjunto de livros que tratam de temas centrais da Teologia evangélica luterana; livros com uma linguagem mais acessível; livros que abordam temas da Reforma, cujo Jubileu dos 500 anos celebramos em 2017; livros que podem ser lidos por parte; livros que nutrem nossa fé na nossa condição de pessoas cristãs, pessoas que vivem em meio a um colorido de Igrejas, diante do qual nem tudo é a mesma coisa. Livros que nutrem nossa fé e nos ajudam a distinguir e a identificar os pilares da Teologia luterana.

Nossa sugestão: que se divulgue esses livros. Que se estimule a leitura desses livros. Que se aproveitem trechos desses livros para a reflexão e o estudo em grupos; para ler em momentos de devocional. Que se dialogue sobre temas que os livros abordam. Que se parta desses livros para falar do Jubileu da Reforma; que preparemos gradativamente o Jubileu da Reforma com o apoio dessa boa literatura. Por que não pensam num desafio bem especial: que o Catecismo Maior passe a ser um livro com lugar destacado na nossa casa? Uma coisa é certa: quem entende os Dez Mandamentos bem e por completo entende a Escritura inteira, de modo que pode aconselhar, ajudar, confortar, julgar e decidir em todas as questões, tanto no plano espiritual quanto no temporal, podendo ser juiz sobre doutrinas, classes sociais e profissionais, espíritos, na área do direito e do queu mais exista no mundo (Catecismo Maior, p. 21).

P. Dr. Romeu Ruben Martini
Assessor Teológico da Presidência



Acesse abaixo a apresentação dos livros:

Mais uma Pergunta, Dr. Lutero - Manfred Wolf
Somente Deus. Quatro princípios para a vida - M. Dreher/R. Rieth/W. Wachholz 
Catecismo Maior - Martim Lutero
Martim Lutero. Discípulo – Testemunha – Reformador - R. Rieth
História e Teologia da Reforma - W. Wachholz

 

REDE DE RECURSOS
+
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br