Seja um artista em 2004

Artigo

02/01/2004


Obras de arte não são frutos do acaso. A arte sempre é expressão de vontade, de criatividade. E por trás da arte e de sua expressividade está o artista. É claro que há arte e artistas de diferentes grandezas. Há a arte inimitável, mas também há a arte cotidiana. Arte que pode fazer parte da tua, da nossa vida. A arte que na verdade nos requer como artistas..

A arte pode se manifestar de muitas maneiras. Ela se manifesta em gestos, em prosa e verso, em cores, em formas, em sons. A arte se manifesta na própria vida, em olhares, em abraços, em movimentos, em sorrisos, em palavras. De certa forma, pode-se dizer que viver é uma arte. Que precisa de vontade, que precisa de criatividade. Se a vida precisa de arte e beleza, ela também precisa de artistas que a desenhem, pintem, cantem, declamem.

A vida enquanto arte precisa de gestos. Gestos de solidariedade, de amizade, de carinho. A vida carece de palavras que expressem e traduzam os sentimentos que lhe dão dignidade, que a façam poética, épica. A vida precisa de cores e sabores que toquem os sentidos e ajudem a modelar seu sentido. A vida merece uma sonoridade que a embale em leveza e suavidade.

A arte final do ano de 2003 já foi concluída. Já não é mais possível retocar. Já não é mais possível corrigir tonalidades, mudar movimentos da coreografia executada ou trocar palavras na poesia escrita. O quadro já foi pintado e está na nossa galeria de artes.

No entanto, estamos diante de uma nova matéria-prima. O ano de 2004 pode ser interpretado como uma nova tela a ser pintada, um novo bloco de pedra a ser esculpido, uma nova pauta a ser composta, uma nova folha de papel a receber nossas rimas. Ou quem sabe pode ser interpretado como um novo espelho diante do qual caberá a nós realizarmos a nossa mímica. Mímica de nós mesmos.

Arte requer autenticidade, sensibilidade, paixão. A vida também! Por isso, viver é uma arte. A vida merece e requer o melhor de nós. Requer nossa melhor energia. Requer e precisa de nossos melhores gestos, de nossas melhores palavras, de nossos melhores movimentos, de nossas melhores e mais vivas cores.

Para quem crê, Deus realizou a sua maior obra de arte através de seu filho, Jesus Cristo. O seu nascimento, a sua morte e a sua ressurreição tiveram cores, formas, e sons. Alguns, nem tão agradáveis assim. Mas esta obra de arte e o cuidado de seu artista são a melhor fonte de inspiração para quem deseja seguir a sua proposta usando os recursos da fé, da esperança e do amor.

Por isso, relacione-se com o novo ano que está diante de você como um artista se relacionaria com a matéria-prima de sua arte. Procure encontrar e fazer brotar dela aquilo que ainda não é possível ver, sentir, ouvir. Mas que depois de revelado faz qualquer um ficar de queixo caído. Inspire-se nos melhores e maiores artistas da vida e procure dar a sua própria contribuição para que ela seja verdadeira expressão da arte que há em você. Principalmente da arte que revela o dom da vida plena e abundante (João 10,10). Assim, 2004 terá chances de ser não apenas diferente, mas quem sabe ainda melhor que 2003.

Mauro Alberto Schwalm
pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
na Paróquia Cristo Bom Pastor
em Joinville - SC
Jornal ANotícia - 02/01/2004

 


Autor(a): Mauro Alberto Schwalm
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Publicações / Nível: Publicações - Artigoteca
Natureza do Texto: Artigo
ID: 7496
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos.
Isaías 58.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br