“Santificado seja o teu nome.”

27/07/2016

“Santificado seja o teu nome.”

O que significa santificar o nome de Deus? É simplesmente reverenciá-lo no templo? É carregar o tempo todo a Bíblia em baixo do braço? É pronunciar a todo instante o seu nome? É colocar um adesivo no carro que diz sou “100% de Jesus”? É carregar o nome de Deus no meu chaveiro ou na minha camiseta? São atitudes que carregam o nome de Deus, mas que nem sempre tem a ver com santificar o seu nome.

Martim Lutero diz no Catecismo Maior: “Mas o que quer dizer isto, que seu nome venha a ser santo? Ele não é santo de qualquer maneira? A resposta é a seguinte: claro que por sua natureza ele sempre é santo, só que na forma como usamos ele não é santo. Acontece que o nome de Deus nos foi apresentado porque nos tornamos cristãos e fomos batizados para ser considerados filhos de Deus e para ter os sacramentos pelos quais ele nos incorpora a si, de modo que tudo que é de Deus deve servir para o nosso uso. Aí é que está a grande dificuldade: precisamos cuidar muito que seu nome seja dignificado, seja mantido santo e puro como nosso maior tesouro e o mais sagrado que temos. Como filhos devotos, precisamos rogar que seu nome, que de resto é santo no céu, também seja e permaneça santo entre nós na Terra e no mundo inteiro.”

Santificar o nome de Deus, portanto, é não abusar do seu nome conforme o segundo mandamento. O nome de Deus não quer servir como instrumento para objetivos próprios, egoístas e interesseiros. Ele não quer servir como justificativa para mentiras, falsos juramentos, atos terroristas, atos moralistas, atos preconceituosos e discriminatórios. Santificar o nome de Deus, Emanuel – o Deus conosco, é buscar diariamente na minha vida, nas minhas atitudes, no meu comportamento, no meu falar, no meu agir, nos meus negócios por em prática os ensinamentos e gestos de Jesus Cristo. Jesus Cristo é o nosso caminho, a verdade e a vida para santificar o nome de Deus. Jesus Cristo é a nossa luz para exaltar, glorificar e respeitar o nome de Deus em palavras e ações, para buscar o bem e não o mal.

Pr. Ernani
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 38859
REDE DE RECURSOS
+
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br