“Vocês Luteranos têm um problema!”, falou o amigo com convicção. “Vocês têm conteúdo, são sérios e acolhem bem as pessoas, mas não dizem isto para ninguém! Parece que é um segredo!”
Quem conhece a nossa igreja e participa ativamente dela conhece talvez este olhar de pessoas de fora que nos querem bem. Não são poucas as reuniões sobre o tema Missão onde se instala entre nós um clima meio resignado.
Isto porque parecem existir outras igrejas mais bem sucedidas do que nós em alcançar as pessoas e trazê-las para igreja.
Outro dia acompanhei visitantes da Alemanha e os levei a pedido deles ao Templo de Salomão da Igreja Universal do Reino de Deus. Não entramos por falta de tempo, mas somente vendo e sentindo do lado de fora o gigantismo empregado na obra foi o suficiente para fazer sentir-nos pequenos e insignificantes. Quem sabe, isto é a intenção desta obra gigantesca.
É neste clima que nós alcança a fala de Jesus em Lucas 14,7-14. Lá Jesus comenta o comportamento de convidados para um jantar. Estes sempre concorrem pelo melhores lugares, Jesus, porém, recomenda agir com humildade buscando os últimos lugares.
E ele atribui uma promessa de Deus para todos os humildes: A sua compensação ainda há de vir!
A nós, pessoas cristãs de tradição luterana, faz bem ouvirmos esta promessa com atenção. Talvez não é tão mal assim, não sermos tão perfeitos ao vender o nosso peixe.
Pode ser que agimos com humildade por saber que não somos sozinhos donos da verdade que nós move. Se for assim podemos ficar serenos e deixar de lado aquele complexo de inferioridade que por vezes nos deixa acanhados.
Este sim, deve ser superado, para o bem de todos e do Reino de Deus!
Wilhelm Nordmann