Romanos 12.9-21 -14º Domingo após Pentecostes - 03/09/2023

30/08/2023

03/08/2023 – 14º Domingo após Pentecostes
Pregação: Romanos 12.9-21; Leituras: Mateus 16.21-28; Jeremias 15.15-21; Salmo 26.1-8
Diácono Vanderlei Hüther – Sorriso – MT

 

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom Dia // Boa Noite.
É uma alegria muito grande estarmos reunidos hoje aqui, na casa de Deus, na presença de Deus e de nossos irmãos e irmãs na fé.
É muito bom sermos recebidos e acolhidos por Deus neste espaço; e sermos acolhidos, também, assim como nós somos e da maneira como estamos: felizes, alegres, agradecidos, ou apreensivos, temerosos, com o coração pesado. Não importa como chegamos, Deus nos acolhe de maneira muito especial.
Quero receber vocês com a palavra Bíblica, lema desta semana: “Ó Senhor, eu sou teu, e por isso as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade. Jeremias 15.16
Nós somos Teus. Nós somos de Deus. Nosso coração se alegra na Sua presença.
Assim, que as palavras de alegria e cuidado possam tocar o nosso coração e nos conduzir neste momento de Culto. Que assim seja. Amém.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
03 - LCI – Em nome do Pai
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos em culto em nome e na presença do Deus Pai criador e sustentador de tudo, Deus Filho nosso Senhor e Salvador e Deus Espirito Santo aquele que nos congrega em comunidade neste dia.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
02 - LCI – Que a graça do Senhor Jesus
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Santo e Amado Deus, neste momento de Culto, queremos iniciar esta celebração nos colocando na tua presença. Te agradecemos porque podemos estar hoje aqui, celebrando este culto, ouvindo da Tua Palavra, te louvando e cantando, enchendo o nosso coração de alegria, pois Tu tens sido muito bom a nós, teus filhos e filhas. Tu és bondoso, generoso e fonte de todo o amor e Graça. E nós te agradecemos por isso, Senhor.
Agradecendo pela tua bondade e generosidade, é que apresentamos nossa vida na Tua presença. Nós somos pessoas pecadoras. Nós erramos, falhamos e nos afastamos da tua vontade, que é santa e pura. Cubra-nos, Senhor, com o manto da sua misericórdia e da tua salvação, para que, inspirados pelo teu Santo Espírito, possamos alinhar a nossa vida de acordo com a tua Palavra. Te pedimos: toca o nosso ser e transforma a nossa vida. Isso te pedimos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus, nosso Pai, é a fonte inesgotável de amor e misericórdia. Ele ouve a nossa oração! Ele concede o seu perdão.
“Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus”. Efésios 1.7
Por Cristo Jesus, e seu sacrifício na Cruz, nós anunciamos o perdão dos pecados em nome do Trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. (+)

KYRIE
Amados e perdoados por Deus, somos chamados a olhar para os nossos irmãos/irmãs que sofrem injustiças, perseguições e dores. Vamos juntos clamar ao nosso Deus cantando:
Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus é bom. Grandioso e gracioso. Rendamos Glórias ao nosso Deus cantando:
526 – LCI – Glória pra sempre
Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DO DIA
Senhor Deus, nós te agradecemos pelo privilégio de estarmos reunidos em Culto, como membros de uma grande família. Assim, ó Deus, estamos aqui para pedir que tu possas nos guiar através do teu Espírito Santo neste momento em que queremos ouvir da Tua Palavra. Abre nossos ouvidos, mentes e corações para aquilo que Tu tens a nos dizer. Isso te pedimos em nome de Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina, de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
Convido para aclamarmos, em pé, o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, cantando Aleluia.

1ª Leitura Bíblica: Mateus 16. 21-28

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
33 – LCI – Eu quero ser
Ou: Nº ____________________________________________________

PREGAÇÃO
No Evangelho de hoje nos deparamos com uma daquelas “duras palavras” de Jesus que preferiríamos ignorar.
Se alguém quiser ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.v.24 (negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me).
Sempre que ouvimos palavras como estas, a nossa primeira reação é tentar suavizá-las ou fingir que não se aplicariam a nós. Talvez esta palavra seja somente dirigida aos doze ou ao grupo maior de discípulos que seguia Jesus.
Afinal, como esquecer as nossas coisas! Como deixar tudo de lado. Nós no dia-a-dia já temos o suficiente com que nos preocupar: pagar contas, levar os filhos à escola, consultas médicas, doenças, trabalhos de casa, obrigações comerciais e familiares e assim por diante. E além de todo o nosso fardo, ainda precisamos pegar mais um, o fardo da Cruz, que parece ser maior do que podemos suportar.
Claramente, algumas outras pessoas interpretam essa palavra muito literalmente. Negam a si mesmos e aos prazeres mais simples da vida, como se a felicidade humana fosse uma ofensa a Deus. Para eles é como se a vida cristã devesse ser miserável!
Claro, não era disso que Jesus estava falando. Mas como encontrar o caminho para o qual Jesus nos chama? Existe alguma maneira de amá-lo e ainda encontrar a plenitude da vida?
Esse é o dilema que Simão Pedro está enfrentando hoje. Ele diz que tem que haver uma maneira melhor. “Por que cair na armadilha preparada pelos adversários?” “Mas, e se você se machucar? E se você for morto? Deus não permita que algo assim aconteça com você!” O que Pedro tinha era medo! E claro, ele ainda não havia entendido qual era a missão de Jesus.
Tudo o que Pedro fez foi procurar algum tipo de alternativa. Mas para Jesus foi como se Satanás tivesse retornado. O antigo tentador, desde o início dos tempos tem ‘oferecido’ à humanidade alternativas à vontade de Deus - alternativas mais ‘fáceis’, alternativas ‘mais seguras’, alternativas ‘mais chamativas’ - todas elas tentações para fazermos e sermos algo diferente do que Deus nos chamou para fazer e ser.
Infelizmente nós tomamos muitas dessas alternativas à Palavra de Deus. E nos desviamos, perdemos o foco, perdemos o alvo. O chamado de Jesus, “esqueça os seus próprios interesses e siga-me”, é justamente para que essas alternativas fiquem de lado, para que possamos beber da fonte pura e verdadeira.
Estar pronto para morrer, como Cristo e com Cristo, é deixar que os nossos desejos da carne possam, de fato, morrerem. Paulo em 2 Co 5.17, diz: “se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
Mas que nova atitude é essa? Qual é esse jeito novo para viver?

Eu quero te convidar para ler comigo um segundo texto bíblico: Romanos 12.9-21. O texto bíblico onde o apóstolo Paulo apresenta um alvo, objetivo, para nossa vida cristã.

2ª Leitura Bíblica: Romanos 12.9-21 (ler)

Querida Comunidade!
Quando o apóstolo desafia a comunidade de Roma ele a chama para uma nova atitude de vida. Propõe uma nova forma de viver. A forma de viver em Cristo. Ação que faz toda a diferença para a vida do cristão e da humanidade.
- orar sempre;
- repartir com as pessoas que mais precisam;
- ser hospitaleiro, receber bem (estrangeiro);
- pedir a bênção de Deus para quem nos persegue;
- alegrar-se com as alegrias do próximo e chorar com as tristezas;
- Ter o mesmo cuidado uns para com os outros;
- ser humilde, não orgulhoso pensando ser sábio;
- fazer todo o possível para viver em paz;
- nunca pagar o mal com o mal, não se vigar e sim pagar o mal com o bem.

Paulo não tira de suas ideias, tudo isto vem da vida e obra de nosso mestre e salvador: Jesus Cristo.
Se alguém quiser ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.” v.24.
Morrer para a vontade humana, ressuscitar para a nova criatura em Cristo.
Morrer para os próprios interesses é deixar os interesses de Cristo em evidencia.
Essa é a nossa identidade como cristãos! Esse é o nosso modelo de vida e conduta.
Que Deus nos ajude. Reflita sobre isso. Amém.

 

HINO
HPD II – nº 449 – Que estou fazendo se sou cristão
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE FÉ
Motivação para Confissão de fé.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
626 - LCI – Conta as bênçãos
Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor nosso Deus! Em voz alta e também em silêncio ouviste de cada um/a de nós aqui presentes aquilo que está em nosso coração. Não temos dúvidas de que ouviste a cada um/a, pois Tu estás em tudo e em todos. Além disso, sabes da nossa vida, do que temos em nossa mente, em nosso coração, antes mesmo de falarmos. É isso que esperamos de ti Deus: olhe por cada situação que foi lembrada, falada, pensada, olhe para cada um de nós em nossa vida, olhe nossas famílias, nossos líderes, nossa Igreja, nosso país. Olhe não com olhar de julgo, mas de amor, de carinho, de atenção, de ajuda.
Obrigado por fazermos parte deste corpo que é a Tua Igreja. Obrigado por nos acolher, mesmo como pecadores, mas que se abrem para viver de acordo com a tua vontade. Pai amado! Estamos chegando ao final deste encontro contigo. Da mesma forma que nos trouxe até aqui nos leves de volta para nossa casa. É o que está em nosso coração. Por fim, oremos como teu filho nos ensinou...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor esteja à vossa frente para vos guiar;
Que o Senhor esteja atrás de vós para vos proteger;
Que o Senhor esteja ao vosso lado para caminhar convosco;
Que o Senhor esteja embaixo de vós para não vos deixar cair;
Que o Senhor esteja dentro de vós para vos consolar;
Que o Senhor esteja acima de vós para com tua poderosa mão vos abençoar.
Portanto, que o Senhor vos abençoe! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

ENVIO
Que a paz de Deus que excede todo o nosso conhecimento e entendimento nos guarde para uma viva esperança. Vamos na paz do Senhor. Amém.


CANTO FINAL
HINO: As minhas mãos estão cheias
(https://www.cifraclub.com.br/corinhos-evangelicos/minhas-maos-estao-cheias/#tabs=false&instrument=ukulele)


Autor(a): Diác. Vanderlei Hüther
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 9 / Versículo Final: 21
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 71163
REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br