31/08/2014 - 11º após Trindade
Pregação: Rm 12.9-21; Jr 15.15-21; Mt 16.21-28
Pastor Rui Schneider – Cascavel - PR
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Bom dia/noite.
O Lema da semana nos diz: “ Tu falaste comigo, e eu prestei atenção em cada palavra. Ó Senhor, Deus Todo Poderoso, eu sou teu, e por isso as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade. Jr 15.15
CANTO DE ENTRADA
Nº 337 HPD 2 – Reunidos aqui
Ou: __________________________________________________
SAUDAÇÃO
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês. Amém
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 365 HPD 2- Vem, Espirito Santo.
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
Pai de amor e misericórdia, estamos aqui em tua casa com tudo o que somos e temos. Trazemos nossos sonhos e pesadelos, alegrias e tristezas, nossa beleza e feiura. Viemos pedir teu perdão, pois com muita facilidade esquecemos que tu queres que vivamos de teu amor e perdão. Temos vergonha de ser perdoados e de receber o perdão dos outros. Somos orgulhosos, prepotentes, individualistas e, por vezes, até cruéis com as pessoas que nos rodeiam. Por isto te pedimos: tem piedade de nós Senhor.
Tem Piedade de nós Senhor...
ANÚNCIO DO PERDÃO
Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os de espírito oprimido. O Senhor resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam, nenhum será condenado.
GLÓRIA IN EXCELSIS
Porque o Senhor perto de nós está e nos socorre, exaltemos seu Santo nome cantando:
Glória, glória, glória a Deus nas alturas.
ORAÇÃO DO DIA
Senhor, envia-nos teu Santo Espírito para que sintamos vontade de fazer o que te agrada, de dedicar-nos a Ti e a teu Reino. Mostra quem realmente somos, nossos limites e possibilidades. Ajuda-nos quando não andamos em teus caminhos. Acolhe tua Igreja em tua graça e fortalece-a no desejo de servir-te em nosso mundo. Amém.
Hino: 360 HPD2 - Santo és tu,
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
Hino: 381hpd 2 – Pela Palavra de Deus
1ª Leitura Bíblica: Jr 15.15-21
Hino: 381hpd 2 – Pela Palavra de Deus
Lâmpada para o s meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos. Aclamemos o santo evangelho cantando:
Aleluia!!!
2ª Leitura Bíblica: Mt 16.21-28
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - 429 HPD 2 - Mutirão da Vida
PREGAÇÃO
Rm 12.9-21 (ler no final)
Introdução:
Receber cartas é sempre uma coisa boa! É gostoso saber que alguém se lembra da gente, tira um pouco de seu próprio tempo para entrar em contato conosco. Uma carta faz com que a gente se sinta importante, querido, lembrado, valorizado. A gente as vezes não se dá conta do valor de uma carta. Mas vejam! Até as empresas que vendem coisas já perceberam o efeito de uma carta. Eu me lembro de que uma vez, perto do Natal, alguém me procurou dizendo que estava muito feliz, pois havia recebido uma carta da loja onde fazia compras. A carta desejava feliz Natal, bom ano novo e oferecia os serviços da loja. Esta pessoa me confessou que aquela foi a única carta que recebeu durante todo aquele ano.
Por outro lado, é bom receber notícias de quem se ama! Lendo a carta, é como se a pessoa estivesse falando diretamente com a gente.
Neste nosso culto de hoje, que inicia o tempo de quaresma, alguém nos enviou uma carta da parte de Deus. Deus quer falar conosco. Curioso é que Deus resolveu se comunicar conosco desta maneira direta e pessoal.
Quem nos manda esta carta em nome de Deus é o Apóstolo Paulo. E se nós formos dar uma olhada na Bíblia, veremos que para Paulo uma carta era tão importante que quase metade do Novo Testamento foi escrito em forma de carta. Paulo conseguia escrever de maneira simples e direta. Todas as cartas de Paulo tem um tema específico. Elas respondem a problemas específicos das comunidades, ou das pessoas a quem Paulo escrevia em nome de Jesus Cristo.
As cartas de Paulo eram sem dúvida um Evangelho! Uma boa notícia. Mas isto nem sempre significava algo fácil. Aliás, isto muitas delas pediam que as pessoas mudassem sua maneira de pensar e de agir em relação a vida. Algumas de suas cartas eram de conforto e consolo, mas outras eram de exortação, um puxão de orelha.
Das cartas de Paulo tiramos orientações para nossas vidas. Eu quero partilhar algumas palavras que sintetizam a orientação de Paulo a todos nós:
Liberdade, perdão, amor, respeito as diferenças, participação...
Cada uma destas palavras tem um sentido muito especial para nossas vidas, sobretudo neste tempo de tão turbulento de nossos dias em que os valores são constantemente modificados pela “nova moda”, pelo “status Social”, pela situação atual dos governos e governantes. A questão seria até de podermos nos perguntar, onde elas ainda fazem sentido em nossa caminhada de pessoa cristã, vida comunitária. O que está fazendo com que estas palavras estão sendo desvalorizadas?
Bem gente, esta mensagem é de Deus e não minha, por isto quero ler para vocês em nome de Deus a carta que ele enviou para cada um de vocês: Leitura do Texto.
CONFISSÃO DE FÉ
Em uma só voz queremos confessar a nossa fé, anunciando um evangelho vivo que é trazido pela boa notícia.
Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Hino: 432 HPD 2 – Canção da caminhada
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
PAI NOSSO
Pai nosso ...
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO:
Que o Senhor Deus te abençoe e guarde. Que Ele levante o seu rosto sobre vós e vos conceda a paz. Amém
ENVIO:
Vão, amem uns aos outros como Cristo vos amou.
CANTO FINAL
Hino: 434 PD 2 – Momento novo