Ocorreu na Alemanha, entre os dias 29 e 31 de janeiro, a primeira reunião de um grupo de estudos da Federação Luterana Mundial (FLM) sobre engajamento luterano no espaço público em sociedades plurais. O grupo, formado por teólogas e teólogos de diferentes regiões da FLM, tem por tarefa redigir um documento sobre princípios luteranos e desafios contemporâneos relativos à participação política no espaço público. A primeira versão desse documento será apresentada e discutida no próximo Concílio da FLM, em 2016.
O grupo é presidido pela Arcebispa da Igreja Luterana na Suécia, Dr. Antje Jackelén. Em entrevista ao site da FLM, Jackelén ressaltou a tarefa do grupo de articular importantes noções teológicas que ajudem igrejas luteranas em diferentes partes do mundo a desenvolver uma compreensão mais profunda de sua contribuição para a missão de Deus no mundo em uma época marcada por polarizações, fundamentalismos de vários tipos e violentas ideologias. A missão, ela observa, é a mesma em qualquer lugar, mas os desafios a serem respondidos mudam de acordo com os contextos em que nossas igrejas estão inseridas.
O encontro foi organizado pelo Departamento de Teologia e Testemunho Público da FLM, e sediado na Academia Luterana de Bad Boll.
Foto:
Atrás, da esquerda para a direita:
Ojot Ojulu, Suneel Busi Bhanu, Jerzy Sojka, Kenneth Mtata, Eneida Jacobsen
Frente, da esquerda para a direita:
Eva Harasta, Simone Sinn, Antje Jackelén, Kathryn Lohre
Crédito da foto: Dr. Thilo Fitzner