Reuniu-se no dia 26 de abril, na sede da IECLB, a Comissão Bilateral Católico-Luterana. Estiveram presentes: pela Igreja Católica: Dom Rodolfo Luís Weber (Bispo em Passo Fundo), Dom Hélio Adelar Rubert (Bispo em Sta Maria), Pe. Érico Hammes (POA), Pe. Vitor Galdino Feller (Florianópolis). Ausente: Dom Onécimo Alberton (Bispo em Rio do Sul). Pela IECLB: P. Romeu Ruben Martini (POA), P. Romeu Hoepfner (Curitiba), P. Ingo Wulfhorst e P. Yedo Brandenburg (São Leopoldo), P. Sinodal Vilson Thielke (Sínodo Noroeste Riograndense), Pa. Sinodal Tânia Cristina Weimer (Sínodo Nordeste Gaúcho). Ausente: Segundo Vice-Presidente da IECLB e P. Sinodal Inácio Lemke (Sínodo Norte Catarinense).
Assuntos tratados e deliberados: (a) eventos importantes que reúnem representações da Igreja Católica e da IECLB: Seminário em São Paulo, com assessoria de Pe. Érico e P. Romeu, em janeiro passado; coedição (Editoras Sinodal e Santuário) do comentário de Lutero ao Magnificat; preparação para o Congresso estadual de Teologia do RS sobre o tema da Reforma, em 2017; consulta da UNIVATES (Lajeado RS), que pretende convidar P. Walter Altmann e Pe. Érico para abordar o documento Do conflito à comunhão; a tradução em linguagem popular do documento Do conflito à comunhão; exposição feita na Assembleia da CNBB pelo Pastor Presidente da IECLB sobre o documento Do conflito à comunhão, em abril de 2016; o estudo desse documento em alguns Sínodos da IECLB; o Congresso Teológico de 2016, na FACASC, em Florianópolis, com presença do P. Walter Altmann, que abordará o tema misericórdia em Lutero.
Em termos de planejamento, vislumbra-se: um possível encontro com o Papa Francisco em sua previsível visita ao Brasil, em 2017; estudo do Magnificat de Lutero no Congresso Mariano de 2017, em Aparecida; palestra sobre o Magnificat na Assembleia da CNBB em 2017; palestra sobre o Magnificat, com um teólogo católico, no encontro dos Pastores e Pastoras Sinodais, em 2017; tradução da liturgia da celebração ecumênica pelos 500 anos da Reforma em Lund (Suécia, outubro de 2016), para disponibilizar às comunidades luteranas e católicas.
A segunda reunião da Comissão neste ano será no dia 23 de agosto próximo.