Responsabilidade x Omissão

25/02/2013

Gostaria de falar sobre responsabilidade! Sim, responsabilidade que cabe a cada pessoa. Temos nossos deveres enquanto cidadãos/ãs. Também temos tarefas de pessoas cristãs (1Co 12). Conheço muitas pessoas que dizem que não participam da igreja, pois quem participa também faz coisas erradas. Há um sério problema nesta maneira de enxergar a realidade. Em lugar nenhum da Bíblia está dito que as pessoas batizadas e participantes da igreja não cometem erros. Isto seria o mesmo que afirmar que após pertencermos à comunidade nos tornaríamos pessoas perfeitas, mas todos sabem que a imperfeição faz parte da nossa condição humana.
O desafio é admitir: nós precisamos do perdão de Deus, ou seja, nunca estaremos em condições de dispensar este perdão! Não existe pessoa capaz de cumprir leis e realizar obras para não depender do perdão de Deus (Rm 3.20). É uma grande ilusão alguém se considerar santo e merecedor diante de Deus. Somos pecadores e pecadoras. Falhamos! O problema maior em muitas comunidades, de qualquer denominação ou confissão, é o fato de tanta gente não demonstrar interesse em fazer algo e ficar esperando tudo pronto. Dito de outra forma, muitas pessoas não assumem seu compromisso com a comunidade, pois agem como se o presidente, o tesoureiro, o pastor tivessem a obrigação de fazer tudo. Nenhuma liderança ou ministro da igreja irá fazer por você aquilo que você tem condições de realizar. Convém lembrar o que Martim Lutero afirmou... Precisamos agir como se tudo dependesse de nós e confiar como se tudo dependesse de Deus! Não podemos cruzar os braços e ficar apenas criticando. Cabe a cada pessoa batizada envolver-se na comunidade, contribuir com seu tempo, talento e tesouro. E, ainda assim, devemos confiar que Deus irá conduzir o rumo da nossa comunidade.
Retomando o início desta conversa, quando alguém não assume o seu espaço fica uma lacuna. E isto nós podemos chamar de omissão. Também é pecado omitir-se. Se fizermos algo errado, precisamos buscar o perdão de Deus. Se nos omitimos, também carecemos do perdão de Deus. Não adianta nos iludirmos com desculpas para não assumir a nossa responsabilidade.
Quando cada pessoa se envolve a comunidade de torna viva e faz grande diferença na sociedade. Para que isto ocorra é fundamental que não se caia no erro de colocar a sua própria responsabilidade nas costas de outras pessoas. Viver a fé e comprometer-se faz a comunidade amadurecer. Uma comunidade madura é formada por gente que cresceu na vivência da fé. Isto quer dizer que cada pessoa precisa viver a sua fé e envolver-se na vida da comunidade.


Ricardo Cassen, Ijuí/RS.
Ministro Religioso, IECLB.

 


Autor(a): Vice-Pastor Sinodal Ricardo Cassen
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 19159
REDE DE RECURSOS
+
Muitos bens não nos consolam tanto quanto um coração alegre.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br