Resistência ao maligno

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: 2 Tessalonicenses 2.7-12

Então será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca, e o destruirá, pela manifestação de sua vida”. (v. 8)



Assim, ainda em nossos dias, esse pequeno rebanho, que são os cristãos, seguindo o exemplo de seu Mestre e Senhor Jesus Cristo, repele o diabo, dizendo: “Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele darás culto”. Isso significa que os cristãos fazem uso da palavra de Deus, incessantemente manejam e afiam essa espada por meio de leitura, ensino, pregação, castigo, admoestação, consolo, etc. Assim conseguem fazer com que doravante os eleitos não mais confiem em obras ou num culto a Deus inventado por eles mesmos, por mais grandioso e glorioso que possa parecer. Mas depositam sua confiança tão-somente na profunda graça e misericórdia de Deus, que nos é profunda graça e misericórdia de Deus, que nos é prometida e revelada em Cristo. Sabem também que somente a Deus, como verdadeiro e único Senhor, devemos dar a honra de invocar e servir.
Dessa maneira, o iníquo é morto com o sopro da boca do Senhor, isto é, com a palavra oral, pregada pelos ministros de Cristo. E posso garantir: isso está em andamento agora e vai Ter continuidade, até que venha aquela bendita hora de nossa redenção final, pela qual esperamos.
Todos os que temos a mente de Cristo esperamos que essa feliz e consoladora manifestação de glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo (que é sempre e cada vez mais zombado, rejeitado, cuspido, açoitado, crucificado e morto na pessoa de seus seguidores) esteja às portas para acabar de vez com esses incontáveis horrores. Nessa sua manifestação, Cristo, nossa esperança e vida, vai mostrar e comprovar aquilo que agora cremos e anunciamos a respeito dele. Ou seja, ele vai resgatar-nos de toda miséria e desgraça física e espiritual que, nesse mundo, temos de passar e suportar por causa da confissão de sua preciosa palavra e do seu san5to nome, e que nos são infligidas pelo mundo mau e perverso, pelo seu pai, o diabo, e pelo anticristo, que só comete pecado e causa destruição.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: Vem Ele ao Julgamento
Ele é como a árvore Salmo 1
Vem ele ao julgamento 1 Tessalonicenses 4.13-18
A graciosa admoestação divina Lucas 21-29-36
Venha o teu reino Mateus 6.9-15
A redenção se aproxima Lucas 21.25-28
Filhos da luz Romanos 13.11-14
Resistência ao maligno 2 Tessalonicenses 2.7-12
Vamos a seu encontro Lucas 12.35-48

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Tessalonicenses II / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 7 / Versículo Final: 12
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22682
REDE DE RECURSOS
+
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br