Andei lendo a palavra “resistência” dentro do livro de Apocalipse. Ali escrita, ela significa paciência, estabilidade e perseverança. Conforme o autor do livro em questão ela, a “resistência”, é a mais importante “virtude” que pode existir na face da terra. Usava-se esta palavra para “resistir”, para “se opor” aos mentirosos, aos falsos apóstolos. O verbo “resistir” também quer significar a atitude de trabalhar diariamente em prol do “novo céu e da nova terra” que Deus veio implantar no meio do Seu povo.
Com seu escrito, João, o autor de Apocalipse, procura fortalecer a Comunidade Cristã no sentido de que ela continue atuando como sempre atuou: animada por causa de sua fé. No final das contas, aqueles que precisam continuar resistindo vão se alimentar da Árvore da Vida.
Vale sublinhar que a palavra “resistência” não deve ser entendida como um ato político solitário, mas como uma recomendação coletiva. A Comunidade Cristã deve se segurar, se firmar, se pautar na justiça de Deus, enquanto caminha pelos caminhos que lhe são necessários caminhar. Que no meio do calor da luta ela possa “resistir”.
Que Deus, sempre de novo, possa nos presentear com forças para “resistirmos”, estejamos nós mergulhados em menores ou em maiores problemas. Que as pessoas que, em nome de Deus, precisam “resistir”, possam desfrutar de uma “cabeça fria e de um coração quente” para nunca abdicarem da visão que o Senhor continua oportunizando.P. Renato L. Becker Par. São Mateus