Na tarde de quinta-feira, 13 de março, a comunidade luterana blumenauense deu mais um passo em prol do bem-estar das pessoas. A Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau, filiada à Paróquia Blumenau Centro, inaugurou e dedicou o Residencial Elsbeth Koehler. Com isso, a instituição torna-se referência no atendimento integral à pessoa idosa.
O pastor sinodal em exercício, Irineu Valmor Wolf, agradeceu e louvou a Deus por disponibilizar pessoas capacitadas para a sua obra, indo ao encontro de idosos que necessitam de cuidado. “A obra é de Deus e sua é a palavra. Nós somos servos e testemunhas daquilo que Ele realiza entre nós. Este residencial é alvo de muitas mãos e agora é entregue para acolher e servir a tantos que que encontrarão abrigo, proteção, segurança e paz”.
O apoio ao idoso vem crescendo no Brasil. Assim como em outros países desenvolvidos, a população está envelhecendo e a oferta de lares e residenciais privados está aumentando. Com pouco mais de 30 anos, o Lar de Idosos Elsbeth Koehler sempre foi referência no atendimento à pessoa idosa. O novo residencial pretende ampliar a oferta e aprimorar o serviço oferecido.
Na mensagem, o pastor Valmor Weingärtner, pároco da Paróquia Blumenau Centro, disse que o lar e o residencial são morada e aconchego. Afirmou ainda que a moradia é algo essencial e que Deus protege e acolhe todas pessoas. “Desejo que este lar possa ser como o útero materno: acolhedor, protegido e afetivo”.
O pastor Nilson Hermes Mathies, coordenador da Clínica Pastoral da Instituição, agradeceu a Deus pela realização deste projeto. Afirmou que ao longo da história, a Sociedade de Senhoras tem feitos grandes ações na área diaconal e que esta é mais uma etapa do compromisso em ajudar o próximo. “As mulheres da Sesb foram pioneiras no cuidado às mães e filhos, e agora continuam escrevendo a história no cuidado com a pessoa idosa”.
Residencial:
O residencial oferece suítes com um ou dois ambientes, possibilitando ao morador tranquilidade, privacidade, comodidade e todos os serviços que a instituição disponibiliza. A ideia é atender pessoas que não querem viver sozinhas e, ao mesmo tempo, ter a segurança de uma assistência especializada. São 16 suítes, com possibilidade de instalação de cozinha e uma área no 1º andar com piscina para instalação futura de fisioterapia ou academia.
Histórico:
Há mais de 100 anos, um grupo de 15 senhoras, lideradas pelo pastor Mummelthey, fundaram o Evangelischer Frauenverein, Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau (Sesb), que no decorrer da sua história prestou serviços a milhares de blumenauenses por meio da Materninade Johannastift. Durante quase 30 anos, ela foi o berço do nascimento de muitos cidadãos de Blumenau. Em 1951 foi inaugurada a nova e moderna Maternidade Elsbeth Koehler. Ambas foram administradas ao longo das suas atividades pelas irmãs diaconisas alemãs. Em 1974, o Hospital Santa Catarina assumiu a direção da maternidade. Sete anos mais tarde, com a transferência da maternidade para o Hospital, as senhoras já haviam decidido seu novo objetivo: atender idosos no Lar Elsbeth Koehler, que inaugurou suas novas instalações em abril de 1982.
Em 2014, com a construção do residencial, um novo marco é firmado na história da centenária instituição e de toda a população blumenauense. O Lar e Residencial Elsbeth Koehler é dirigido pela diácona Hildegard Amábile Mathies. A senhora Elise Stodieck está a frente da Sesb.