Renascidos por meio da Palavra da verdade

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Tiago 1.16-18

“Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra de verdade, para que fôssemos como que primícias das sua criaturas”. (v. 18)



A maior e principal coisa que Deus fez por nós e nos concedeu do alto é esta: Ele nos gerou e nos fez seus filhos e herdeiros, de sorte que somos e nos chamamos “filhos nascidos de Deus”. Como, ou de que forma sucedeu isso? Por meio da palavra da verdade.
Assim nos tornamos as primícias de suas criaturas, ou seja, uma nova criação e obra de Deus. Com isso, ele distingue sua criação do mundo ou das criaturas humanas.
Deus tem ainda uma outra nova criatura ou criação, que leva esse nome porque é feita por ele e é obra sua, sem qualquer ajuda ou cooperação humana. Por isso o cristão chama-se nova criatura de Deus, criada pelo próprio Deus acima e além de todas as demais criaturas e obras. Agora, isto é assim que nesta vida temos apenas o início e começo, e Deus tem de trabalhar nela dia e noite até que esteja pronta e se torne de fato uma nova criatura divina, pura e radiante como o sol, sem qualquer pecado ou defeito e completamente inflamada de amor divino.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: Renascimento
A morte dos seus santos Salmo 116
Renascimento 1 João 5.1-5
Renascidos da água e do espírito João 3.1-10
Renascidos por meio da Palavra da verdade Tiago 1.16-18
Renascidos para a vida eterna João 3.31-36
É preciso nascer 1 Pedro 1.22-25
O lavar regenerador Tito 3.1-7
Da vida vitoriosa 1 João 5.1-5

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Tiago / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 16 / Versículo Final: 18
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20410
REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br