Relatório pastoral para Assembleia Geral Ordinária 28/02/2016

01/04/2016

Cultos:
Os cultos são o momento mais importante na vida da comunidade e estão mostrando a vitalidade e dinâmica dela. Com isto quero chamar atenção para o fato que em quase todos os cultos há pessoas novas que acharam a nossa comunidade pelos mais diversos motivos.
Nisto reside uma chance para o desenvolvimento da comunidade e, quem sabe, uma vocação especial de se tornar um lugar cada vez mais acolhedor. Se cativarmos a cada ano somente uma parte destas pessoas novas, teremos uma igreja com rosto bem diferente em 8-10 anos. As pessoas já sentem-se bem acolhidas, mas sem dúvida esta vocação é desafiador sempre.
Salta aos olhos a enorme diferença na frequência entre os cultos da manhã (média 35 pessoas) e da noite (média 15 pessoas). Parecem ser duas diferentes comunidades. Ainda não achamos a receita de tornar os cultos vespertinos mais atraentes. Passaria, sem dúvida pela música, o que não é fácil de mudar no cenário geral de recursos escassos.
Faz parte da diferença que quase todos momentos especiais são marcados nos cultos da manhã atraindo, o que é claro, mais gente.
Em especial contribui para a vida celebrativa em nossa comunidade o Culto das Crianças que funciona nos cultos da manhã acolhendo crianças, pais e avos.

 

Curso Básico da Fé:
De março a abril realizamos uma edição do Curso Básico da Fé com 11 participantes. Foram intensos encontros de reflexão, diálogo e oração que deixaram suas marcas nos participantes.

 

Curso Bíblico Básico:
Um destas marcas é realização deste curso bíblico amplo em 30 encontros que iniciou em seguida com 11 encontros ainda em 2015 continuando em 2016. São 8 participantes regulares e tem sido muito gratificantes para todos.
Confirmandos:
Em junho 2015 foi possível formar um grupo de confirmandos com 4 jovens o que tem sido uma grande alegria para a comunidade e o pastor.
Visitas:
Na medida do possível foram realizadas visitas a membros afastados, enfermos e novos. Quase sempre experimentei algum eco das pessoas visitadas que geralmente se mostraram bastante gratos pela atenção recebida.
Não resta dúvida do grande potencial e importância da visitação, mas é especialmente nesta parte que sinto com dureza o efeito das dificuldades de agenda geradas pela realidade do meio pastorado.

Seminário internacional:
De 18-23/10/2015 foi realizado em nossas dependências um seminários internacional sobre Liturgia com participação de obreiros da Alemanha, Chile, Argentina e do Brasil. Foram momento únicos de aprendizagem e convivência, dos quais a comunidade participou em um culto e numa noite de confraternização.

Plantões:
O sistema dos plantões é o melhor possível para uma comunidade pequena abrir-se ao pulico em geral e ao mesmo tempo dar conta das tarefas administrativas e de cuidar do patrimônio. Participei nas terças-feiras do plantão e sou muito grato pela ótima parceria com o Sr. Pasquale Caporrino nas diversas tarefas e desafios que surgem. Este meio pastorado não poderia funcionar sem a grande dedicação e o empenho dele.

Perspectivas:
A vida de comunidade pequena tem suas limitações que por vezes sentimos fortemente, mas como já transpareceu anteriormente, temos sinais de esperança. A experiência da participação no culto transformou-se em acolhimento de novos membros, seja por transferência ou por profissão de fé. Contamos 27 novos membros em 2015, sendo que nos deixaram 10 pessoas, seja por transferência ou por falecimento. Um outro reflexo da dinâmica é o aumento nas contribuições e também no número de contribuintes, como já apontado nos relatórios anteriores.
Como aspectos da nossa condução que possibilitaram esta movimentação conto os plantões, a presença atualizada e dinâmica na mídia social e principalmente o jeito acolhedor da comunidade nos cultos. O desafio será persistir e crescer mais nestes aspectos. É difícil? - É - mas é possível e está ao nosso alcance. Portanto podemos ser cautelosamente esperançosos acerca da viabilidade futura e o crescimento de nossa comunidade.
Wilhelm Nordmann – Pastor 


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Santos (SP)
Natureza do Texto: Prestação de contas
Perfil do Texto: Relatório
ID: 37367
REDE DE RECURSOS
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br