Relatório anual do P. Alexandre

Aprovado na assembleia paroquial

11/11/2020

Assembleia Geral Ordinária
Relatório Pastoral de 21/11/2019 a 11/11/2020

E eles me responderam: “Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Então eu lhes disse: “Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos. Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante”. Também lhes contei como Deus tinha sido bondoso comigo e o que o rei me tinha dito. Eles responderam: Sim, vamos começar a reconstrução. E se encorajaram para esse bom projeto. Quando, porém, Sambalate - o horonita -, Tobias - o oficial Amonita - e Gesém - o árabe - souberam disso, zombaram de nós, desprezaram-nos e perguntaram: O que é isso que vocês estão fazendo? Estão se rebelando contra o rei?” Nesse meio tempo fomos reconstruindo o muro, até que em toda a sua extensão chegamos à metade da sua altura, pois o povo estava totalmente dedicado ao trabalho. Quando, porém, Sambalate, Tobias, os árabes, os amonitas e os homens de Asdode souberam que os reparos nos muros de Jerusalém tinham avançado e que as brechas estavam sendo fechadas, ficaram furiosos. Todos juntos planejaram atacar Jerusalém e causar confusão. Mas nós oramos ao nosso Deus e colocamos guardas de dia e de noite para proteger-nos deles. Enquanto isso, o povo de Judá começou a dizer: Os trabalhadores já não têm mais forças e ainda há muito entulho. Por nós mesmos não conseguiremos reconstruir o muro”. O muro ficou pronto no dia vinte e cinco do mês de Elul, em cinquenta e dois dias. Quando todos os nossos inimigos souberam disso, todas as nações vizinhas ficaram atemorizadas e abateu-se o seu orgulho, pois perceberam que essa obra havia sido executada com a ajuda de nosso Deus. (Neemias 1.3; 2.17-19; 4.6-10; 6.15-16)

Neemias era copeiro de Artaxerxes, o rei da Pérsia, império que havia conquistado os babilônios e consequentemente os povos subjugados anteriormente por eles. Chamado por Deus e liberado pelo rei, Neemias é enviado à terra de seus ancestrais para a reconstrução das muralhas de Jerusalém. Além de estarem em ruínas há tempos, alguns estrangeiros controlavam o comércio e se colocaram na função de lideranças manipuladoras. Por isso, a reconstrução enfrentou obstáculos internos e externos: a obra em si, a oposição de quem queria se manter no controle e o desânimo dos próprios judeus. Porém, pela graça de Deus, o objetivo foi atingido em menos de dois meses, renovando o ânimo e o vigor do povo!

Logo após a Assembleia de 2019, nossa Paróquia continuou com suas programações, incluindo os encerramentos de grupos, ocasiões especiais, a visitação da época de Advento e os cultos. Assim foi até meados de março passado, quando nossa vida mudou completamente por causa da COVID-19... Assim, em tempos de pandemia, podemos comparar a situação da nossa Paróquia à da época de Neemias: temos desafios na “reconstrução” da São Mateus. Então, como estão nosso ânimo e vigor?

Uma das palavras mais usadas ultimamente é reinventar. Acontece nas empresas, nas famílias e noutras áreas da sociedade, incluindo a Igreja. Comigo, também: passei a usar as plataformas Zoom e Google Meet para encontros e reuniões, o Google Sala de Aula para o Ensino Confirmatório 1 e até criei um canal no Youtube (Paróquia Luterana São Mateus – Joinville) para postar mensagens, conteúdo do Ensino Confirmatório e outros. Ou seja, das crises surgem oportunidades e novos caminhos!

Aproveito então para compartilhar a vida que tem pulsado na nossa Paróquia, apesar da pandemia:

- Crianças → A equipe do Ministério Infantil produz vídeos com histórias bíblicas a cada fim de semana.

- Ensino Confirmatório → Foram disponibilizadas vídeo-aulas para as duas turmas. Eu me dediquei mais ao 1º ano e o Min. Cand. Guilherme Andrade, ao 2º ano. No segundo semestre, substituímos as vídeo-aulas por encontros pelo Google Meet. Por causa da pandemia, não foi possível implantar os encontros do 1º Ano durante os cultos matinais de domingo e voltaremos para quintas à noite. Mantivemos uma Confirmação para outubro, com metade da turma, e a outra será em dezembro.

- JUMIS → O grupo e também sua coordenação têm se se reunido virtualmente. A garotada assumiu a sobremesa (docinhos) da Feijoada Missionária Drive-Thru, a qual cito mais adiante neste. Como é bom ver grupos trabalhando juntos! O Min. Cand. Guilherme Andrade acompanha mais de perto a JUMIS.

- JESMA → Rapazes e moças se reúnem em grupos virtuais separados numa semana e, na outra, o encontro é com o grupo todo. A coordenação também se reúne de modo virtual. O Min. Cand. Guilherme Andrade acompanha mais de perto a JESMA. Ele e eu apoiamos a ideia que veio das coordenações da JESMA e da JUMIS em realizar o Culto Jovem, de modo presencial, o primeiro deles ocorrido em 24 de outubro passado. Já estão planejados alguns para 2021.

- Casais → Alguns grupos têm se encontrado virtualmente. O Curso do Casamento, que ocorreria no segundo semestre, foi suspenso. O mesmo, com o passa-dia interparoquial para casais que seria em maio.

- Diaconia → Voluntárias confeccionaram máscaras para doação. Continuou-se dando assistência por meio de cestas básicas às famílias cadastradas, mas sem realizarmos o momento devocional presencial. A arrecadação e a distribuição de roupas e calçados estão suspensas, como também os encontros do Pontos de Amor (trabalhos manuais), visitação e outras iniciativas.

- Mulheres → Os grupos de trabalhos manuais, ligados à Diaconia e às duas OASE, estão atuando “home office”. O grupo Hanna se encontrou virtualmente neste período. As participantes das OASE mantêm contato telefônico e via WhatsApp, não tendo mais realizado encontros presenciais. Os dois grupos MMI (Mães e Mulheres Intercessoras) suspenderam os encontros presenciais.

- Homens → Desde fins de 2019, mudamos para um encontro aberto, em sábados de manhã, encerrando com almoço. Porém, a pandemia parou totalmente as atividades. O passa-dia interparoquial para homens, agendado para agosto, não ocorreu.

- Pessoas Idosas → O Grupo Sempre-Viva se reunia uma quinta à tarde por mês. Parou totalmente. No entanto, há participantes que estão mantendo contato telefônico com os demais idosos.

- Estudo Bíblico → Temos três grupos caseiros, que se reuniam uma vez ao mês em casas de membros, e o Aprofundamento Bíblico, todas as quintas-feiras à noite, nas dependências da Paróquia. Devido às restrições impostas por causa da pandemia, não têm se reunido.

- Conselho Missionário → O encontro de crianças, na Escola Municipal Prof. Avelino Marcante, foi suspenso neste período. As reuniões mensais do Conselho retornaram virtualmente e, depois, presencialmente. Os Cafés Missionários, em junho e novembro, não ocorreram. Mas houve, sábado passado, a Feijoada Missionária Drive-Thru que, pela graça de Deus, teve ótima participação. O valor arrecadado vai para os projetos missionários da IECLB em Petrolina/PE e na Universidade de Lyon/França, como também para o Natal das Crianças do alto da Rua Itajubá.

- Alpha → Alpha, Alpha Jovem (para os do 1º ano do Ensino Confirmatório) e Alphinha (para crianças), realizados normalmente entre março e julho, também foram suspensos.

- Visitação e Aconselhamento → Procurando diminuir a possibilidade de contágio, fiquei um período sem visitar pessoas. Desde julho, fui retomando e até já fiz visita em hospital (local de maior restrição). Nos últimos doze meses, realizei 46 visitas. Aconselhamentos presenciais ocorrem, tendo aumentando o número nas últimas semanas, sem contar as conversas via telefone e WhatsApp.

- Novos Membros → Em conjunto com as Paróquias dos Apóstolos, Cristo Redentor e Martin Luther, havíamos começado um curso para novos membros, com alguns encontros sobre as bases da confessionalidade luterana, aos sábados pela manhã. No primeiro semestre, seria na São Mateus. No segundo, na Paróquia dos Apóstolos. Foi suspenso e estou vendo uma maneira de realizá-lo apenas com as pessoas daqui antes do fim do ano.

- Diretoria e Presbitério → Por envolver poucas pessoas, a Diretoria continuou se reunindo presencialmente, mas o Presbitério somente de modo virtual.

- Música → Membros da Paróquia gravaram vídeos para o YouTube, cantando e tocando. O Coral São Mateus realizou ensaios virtuais e recentemente voltou de modo presencial. O Coro Juvenil parou durante a pandemia. Para 2021, a coordenação deste passará à regente do Coral que acumulará as funções.

- Oração → Entre março e novembro, realizamos aos domingos a vigília virtual de oração, das 7h às 19h. Assim, a Paróquia se mobilizou em oração na ausência dos cultos presenciais. Eu comecei e passei a organização ao Min. Cand. Guilherme Andrade.

- Cultos e Mensagens → Disponibilizamos, durante várias semanas, liturgias por escrito para cultos domésticos e breves mensagens em vídeo pelo YouTube. Participei de seis cultos online da CEJ, gravados na Igreja da Paz. No segundo semestre, dois de nossos cultos, foram postados para toda a CEJ, em escala feita até fim deste ano. Retomamos nossos cultos presenciais em setembro, à noite, e em outubro retornamos com os da manhã, porém em domingos alternados. Faço menção ao apoio da Diretoria paroquial para adquirirmos câmeras, CPU e outros equipamentos para melhorias na transmissão, e destaco o envolvimento de membros nossos (boa parte, jovens) neste novo ministério que surgiu. Agradeço ainda a quem nos auxiliou nas gravações das mensagens acima mencionadas, bem como a criação de mais um canal nosso no YouTube (Momento São Mateus). Cito ainda o apoio com Site, Facebook, Instagram e WhatsApp que muito ajudam na proclamação do Evangelho, comunicação com nossos membros e manutenção dos laços, especialmente, sem os encontros presenciais.

- Ofícios → Desde que a quarentena começou até a data deste relatório, tivemos doze sepultamentos, houve transferência de cinco casamentos e uma bodas, ficaram alguns batismos em espera. Em 7 de junho, realizamos um culto presencial somente para quem queria batizar e para oração em memória. Demais batismos e orações memoriais, que estavam em espera, voltaram a acontecer recentemente.

- Avaliações → No fim de setembro, tivemos a avaliação final do Min. Cand. Guilherme Andrade. Esta foi conduzida pelo pastor sinodal Claudir Burmann e envolveu a comissão formada por membros da São Mateus. Guilherme foi aprovado nesta e no Exame Pró-Ministério há poucos dias, estando habilitado para ser pastor, após ordenação e envio da Direção da IECLB à sua primeira Paróquia. Seu tempo conosco encerrará em janeiro próximo. Ainda, no fim de outubro, ocorreu a avaliação da Paróquia, conduzida por equipe designada pelo Sínodo Norte Catarinense. Com base nos relatórios que elaboramos (grupos, Diretoria e eu) e no diálogo daquela noite com nossas lideranças, a comissão escreverá seu parecer e o enviará ao pastor sinodal. Então, ele marcará uma data para nos dar o retorno a respeito.

Pensando adiante, mesmo com as incertezas e o possível retorno de restrições, temos de planejar 2021. O calendário paroquial está em fase de revisão e ajustes. Por causa da pandemia, da reforma da área mais antiga da Paróquia (que nos deixa sem algumas salas), da ausência de alguém realizando PPHM ou estágio, da atuação somente pontual do P. em. Ari Bencke e da contenção de despesas, algumas mudanças são necessárias: não haverá Evangelizações; suspensão dos outrora Cultos de Oração; realização de dois Cultos em Alemão, com café para os idosos após (Domingo de Ramos e 2º Domingo de Advento); quando houver Culto Jovem no sábado, o culto de domingo à noite não ocorrerá; suspensão do Aprofundamento Bíblico; encontro conjunto dos dois grupos de OASE (Gerhild e São Mateus); redução do número de Palestras Batismais. Por outro lado, vamos iniciar um grupo que reúna pessoas na faixa em torno de 25 a 40 anos, com o objetivo de que possa se multiplicar e gerar outros adiante.

Ainda, destaco duas “sementes” que gostaria de lançar, as quais já mencionei em meu relatório elaborado para a avaliação da Paróquia, acima citada: 1 – Membros nossos têm participado de cursos e seminários que abordam revitalização e plantação de Comunidades. Por que não sonharmos com uma nova Comunidade-filha no futuro, direcionada para fora do ambiente tradicional luterano, com ênfase missionária e diaconal? Não imagino ainda como e quando se daria, mas não poderia renovar nosso vigor espiritual? 2 – Compreendo as necessidades financeiras, os desafios que temos à frente com reforma e conservação do patrimônio, as incertezas e prejuízos gerados pela pandemia. Depois de três mentorias (uma de estágio e duas de PPHM) quase ininterruptas, nos últimos anos, preciso de uma pausa nesta tarefa que me exige muito. Também, recordando a realidade da São Mateus, entre 1990 e 2012, e somando as despesas com PPHM, atuação do P. Ari no primeiro semestre de 2019 e regência que havia para o Coro Juvenil, este valor ficaria próximo do que se investiria num ministro ordenado com subsistência diferenciada (anteriormente, designado de tempo parcial). Que tal começar a pensarmos e planejarmos ter alguém atuando junto aqui nesta modalidade? Talvez, em parceria com outra Paróquia da CEJ, compartilhando a mesma pessoa? Saliento que lacunas irão retornar, especialmente, nas atividades que os ministros candidatos mais se envolveram. E outras, já existentes, continuarão.

Amados irmãos e irmãs: temos uma “muralha” a reconstruir. Ela não foi totalmente derrubada, mas sofremos abalos. Principalmente, no vigor espiritual. Basta ver, p. ex., a frequência aos cultos, abaixo do que era. Podemos desanimar e lamentar, como os judeus de Jerusalém na “metade do caminho”. Ou podemos orar e confiar que a obra é de Deus e, se nos dispusermos, no tempo Dele, vai acontecer! Isso especialmente cabe a nós, lideranças espirituais da São Mateus! Qual é a nossa escolha?

Para finalizar, agradeço a Deus por sua graça, misericórdia e cuidado a nós em meio à situação atual do mundo; à minha família pelo suporte à vocação que exerço; à Diretoria e ao Presbitério por todo o apoio prestado para que eu possa atuar da melhor maneira possível; às comissões de Patrimônio e de Revisão de Contas por investirem tempo em tarefas que por vezes são pouco percebidas, mas muito importantes; às inúmeras pessoas colaboradores de grupos e de ministérios por seu comprometimento; a quem tem se dedicado ao recadastramento ou às novas frentes surgidas com a pandemia; a todos os membros por suas orações, ideias, sugestões, participação e sustento; ao empenho da zeladora, da anterior e da atual secretária, e do ministro candidato. Muito obrigado a esta preciosa rede de pessoas que dão de seu TEMPO, TALENTO e TESOURO para a obra de Deus na e por meio da Paróquia São Mateus!

P. Alexandre Fernandes Francisco - Joinville, 11/11/2020.

OBS.: Abaixo, está disponível o relatório para download (PDF).


Autor(a): P. Alexandre Fernandes Francisco
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - São Mateus
Natureza do Texto: Prestação de contas
Perfil do Texto: Relatório
ID: 59995
REDE DE RECURSOS
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br