Regras de etiqueta no Reino de Deus?

07/07/2008

Regras de etiqueta! Quem já ouviu falar delas? Existem até programas de TV e manuais impressos que nos ensinam como devemos nos comportar em diferentes situações. Quem viaja ao exterior, por exemplo, deve se informar sobre costumes e comportamentos de cada país, a fim de não cometer gafes.

Regras de etiqueta ajudam muito nos relacionamentos humanos. Fazem parte da boa educação e quando corretamente usadas evitam que a gente passe vergonha; podem até facilitar a vida das pessoas. Por exemplo: Pedir licença é muito mais educado do que ir abrindo caminho com os cotovelos; dizer muito obrigado é muito mais elegante do que simplesmente agir como se todos tivessem a obrigação de nos servir; pedir desculpas mostra que a gente pode errar e que necessita do perdão e da compreensão das outras pessoas; dar a preferência a idosos, gestantes e pessoas com alguma dificuldade física não é apenas lei, mas também demonstração de bom senso e assim por diante.

Menciono regras de etiqueta porque elas também aparecem na Bíblia. No Evangelho de Lucas 14.1,7-14, por exemplo. Neste texto lemos que Jesus está num jantar com uma autoridade religiosa, um líder do grupo dos fariseus. E durante o jantar Jesus observa como as pessoas quebravam as regras da boa educação ou da etiqueta e se acotovelavam e se empurravam para conseguir os melhores lugares na mesa dos convidados.

Então Jesus propõe duas coisas totalmente estranhas e inusitadas para as pessoas de todos os tempos. Uma vez se dirige aos que tinham sido convidados e lhes diz: “Quando vocês forem convidados para um jantar não procurem ocupar os melhores lugares” (v.8). Depois Jesus ainda se dirige ao dono da festa, quem tinha feito os convites e lhe diz: “Quando fizerem uma festa não convidem os amigos, nem parentes, nem familiares ou vizinhos, mas convidem os pobres, os aleijados, os excluídos da sociedade” (v.12,13). Nós fazemos isso? Vocês fazem isso? Claro que não! Nunca fui a uma festa ou jantar, nos quais estivessem presentes mendigos e indigentes. Vejam o desafio que Jesus nos coloca.

O que Jesus queria dizer com isso? Que no Reino de Deus também há regras de etiqueta, mas elas são muito diferentes do que as regras que nós temos neste mundo! Como são estas regras na vida das pessoas onde Deus é o rei, o dono da festa?

1) No Reino de Deus há lugar para todos. É o próprio Jesus quem disse isso: “Na casa de meu pai há muitas moradas” (Jo 14.2). Todos somos convidados para fazer parte do seu Reino, mas especialmente as pessoas que neste mundo não têm vez e nem voz.

No tempo de Jesus estas pessoas excluídas eram os pobres, os cegos e os aleijados (v.13). Hoje não é muito diferente. Hoje os excluídos são os pobres, os negros, os índios, etc. Quem eu esqueci? E todos estes são bem-vindos no Reino de Deus.

2) Entrar na festa do Reino não depende de nossos méritos. No mundo é assim: aqui normalmente são lembrados e convidados apenas aqueles que podem retribuir uma festa, os outros são esquecidos. Por isso você nunca foi convidado para jantar na casa de um rico empresário. Os ricos só lembram daqueles que podem retribuir os favores que eles fazem, dos pobres eles têm medo. Mas no Reino de Deus não é assim. Aqui o convite não depende do que nós temos a oferecer, mas é pura graça, presente, dádiva de Deus.

3) Quem nos convida para a festa no Reino de Deus é o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo. Ele é o dono da festa, ele distribui os convites, ele aponta os lugares que devemos ocupar na festa do Reino. Jesus diz: “Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei, cearei com ele e ele comigo” (Ap 3.20).

Vejam bem, meus queridos amigos. É Jesus, o Filho de Deus quem nos convida. E o melhor de tudo: Nós somos os convidados para a festa do Reino. Você não vai querer ficar fora dessa festa?! Então aceite o convite de Jesus, vista o traje que ele recomenda: a humildade, a mansidão, a justiça, a misericórdia, a paz, a solidariedade, o amor e venha para esta grande festa.

Mas lembre-se: No Reino de Deus as regras de etiqueta são diferentes do que entre os seres humanos. Não vá cometer gafes e ficar de fora. Um grande abraço.

P. Germanio Bender, Pastor da IECLB em Limeira/SP.


Autor(a): Sínodo Sudeste
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8327
REDE DE RECURSOS
+
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br