No dia 09 de novembro, aconteceram o Seminário e a Assembleia Sinodal da Legião Evangélica Luterana – LELUT do Sínodo Norte Catarinense. Ao total, 47 legionários dos diversos Núcleos Sinodais estiveram presentes. O local do evento foi em São Bento do Sul/SC.
Em seus relatórios, os representantes de cada Núcleo apresentaram atividades realizadas ao longo do de 2019. Foram destacadas tanto atividades internas de estudo e reflexão, como também ações diaconais no âmbito das comunidades e além delas. Em nível sinodal, foi destacada a participação intensa na XII Convenção Nacional da LELUT em Panambi e a ação conjunta com o COMIN e o Programa Galo Verde no plantio de árvores nativas na Aldeia Tarumã, na Terra Indígena Tarumã, do Povo Guarani, em Araquari/SC.
No Seminário, houve o estudo e a reflexão acerca do papel do homem na família nos contextos atuais. Estamos em tempos de mudança, que trazem desafios e necessidade de reorientação e reeducação. Questionamentos que permanecem aos legionários são: quais os reflexos da LELUT na família? Quais os reflexos da LELUT na sociedade? O palestrante foi o Pastor Emérito Rolf Roeder, do Instituto SOFEA.
Para 2020, a LELUT Sinodal estará engajada em apoio diaconal ao Instituto Luterano Campos Verdejantes, de Campo Alegre/SC.