“Não andeis ansiosos... buscai, antes de tudo, o seu reino” (Lucas 12.22,31).
Você já se viu na situação de andar a 100 km/h, onde o limite é 50 kmh, e ser parado por um guarda de trânsito? Certamente, você vive rápido demais! A mente ocupada com tantas coisas que nem se deu conta que estava no trânsito. Pensamento focado na agenda lotada, que precisa ser vencida até o fim do dia. Por isso, deixou de prestar atenção ao modo como dirigia e às regras de trânsito.
Vida acelerada demais, sem consciência das necessidades das pessoas ao redor! A família e os mais próximos são esquecidos, negligenciados, sacrificados. O relacionamento com Deus entrando no mesmo processo.
Essas distrações ou distorções, porém, não servem de desculpas para deixar Deus de lado.
Deus nos oferece oportunidades ao longo da nossa caminhada: concede-nos os dias, as horas, os minutos e todo o tempo que utilizamos com atividades rotineiras, urgentes e que demandam concentração. Mas não podemos perder as oportunidades de receber as riquezas reservadas por Deus. São muitas as bênçãos que ele tem em sua Palavra e nas reflexões que podemos usufruir nos pequenos momentos da devoção nossa de cada dia! Mas é preciso aproveitar o tempo, “carpe diem!”, ser disciplinado. Obedecer às ordens que você mesmo se dá. E para isso, tem que se dar as ordens certas, caso contrário o mundo começa a se meter e a dar ordens.
Se você ficar pensando que algo é chato, então, o sentimento em relação a isso será negativo, e você vai se recusar, inconscientemente, a realizá-lo. Mas, se você se concentrar no lado favorável, construtivo, no bem espiritual que fará a si mesmo, gerará um sentimento positivo, que será colocado em prática.
Fazer caminhadas ou praticar exercícios faz bem? Claro que faz. Mas você nunca terá realmente vontade de fazer exercícios ou caminhadas, se não começar. Com a devoção acontece o mesmo. Você precisa criar o hábito.
Pense no que é bom para você! A devoção no lar é ótima! E você pode fazê-la até no seu trabalho ou no escritório, com a família ou com funcionários da sua empresa. Mas não fique esperando a vontade chegar, talvez ela não chegue.
Uma última coisa: lembre de observar os limites de velocidade em sua vida! A multa pode ser pesada! Dê tempo para Deus e para si mesmo! Reflita. Castelo Forte é nosso Deus!
Citando Fernando Pessoa: “... coração sensível é a força da mente”.
E o apóstolo Paulo: “Bom é que o coração se fortifique com a graça” (Hebreus 13.9).
Aí Está! – Reduza! É momento de devoção!
Pastor Adilson D. Schünke da IELB