RECONFIGURANDO

Palavras de Vida e Fé

12/12/2020

Reconfigurando


Se você trabalha com o editor de textos Word, provavelmente já se deparou com a seguinte situação: Prepara um documento, digita todo o texto, procede com a revisão de todo conteúdo e por fim realiza toda a formatação. Tudo certinho, cada coisa no seu devido lugar: texto alinhado, imagens e tabelas nos seus respectivos lugares. Perfeito! Então, você envia este documento para outra pessoa por e-mail, e, quando o destinatário abre o arquivo, encontra uma bagunça completa. O documento está todo desconfigurado. Parece que nada está no seu devido lugar. Que frustração! Para não correr novamente este risco, optamos em salvar o arquivo no formato PDF. Assim não acontecerão mais desconfigurações. Mas também não será mais possível alterar nada.
Estimado leitor. As vezes tenho a impressão que algo semelhante aconteceu com o ano de 2020. Tínhamos tudo planejado. Tudo estava devidamente formatado. Promessas, sonhos, metas, desafios, cada qual no seu devido lugar. E de repente nos damos conta de que o ano ficou totalmente desconfigurado. Parece que está tudo fora do lugar. Uma pandemia para o mundo inteiro. Uma grande explosão no Líbano choca a todos nós. Um ciclone bomba varre toda SC. Gafanhotos pairam nas redondezas como uma ameaça. Incêndios destroem florestas inteiras. Além disso, mais um monte de outros acontecimentos. Ufa! A gente fica exaurido só de lembrar de todos esses acontecimentos.
Diante de todo esse caos, ficamos apreensivos. Como será o próximo ano? Talvez pensemos: Ah se desse para salvar o ano de 2021 em formato PDF! Aí não corríamos o risco de desconfigurar nada. Mas também, nada de bom, de surpreendente, de revelador aconteceria. Pensando bem, que bom que Deus não salva os nossos dias neste formato. Afinal, ela é dinâmica, e é bom que seja assim.
Na verdade, Deus vem reconfigurando a nossa vida e a nossa história a milhares de anos. Ele nos criou de maneira maravilhosa. Colocou-nos num lindo jardim, especialmente preparado. Seu intuito era que tivéssemos um relacionamento permeado pelo amor com ele. No entanto, logo cedo a humanidade se desconfigurou. E desde então, pacientemente Deus sempre de novo vem reconfigurando a nossa história. E o Natal é justamente isso.
Deus precisou desconfigurar a eternidade para poder reconfigurar a nossa história. Ele precisou enviar o seu amado e eterno Filho ao mundo. Deus precisou se tornar gente para nos salvar. Para isso ele, que é a própria fonte da vida, precisou até mesmo passar pela morte. No evangelho de João 3.16 podemos ler: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Por amor Deus quer reconfigurar e restaurar a mim e a você. Que bom que Deus não desiste de nós. Ele não nos envia para o arquivo morto. Mesmo sendo um arquivo corrompido pelo pecado, ele sempre de novo nos restaura. Portanto, ao invés de reclamarmos ou de nos preocuparmos ansiosos diante das incertezas do amanhã, confiemos plenamente em Deus e no seu imenso amor.
Faça assim, e ainda que a sua vida esteja um tanto desconfigurada, terás um abençoado tempo de Adento e Natal e poderás finalizar este ano e adentrar no próximo cheio de paz e esperança. Feliz tempo de Advento e de Natal! É o que eu te desejo. É o que Deus te deseja. Amém.
 


Autor(a): Cleiton Friedemann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Schroeder (SC)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 16
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 60439
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br