Receberei poder e sereis minhas testemunhas

02/06/2011

Estimadas Amigas! Estimados Amigos!

Um dos textos indicados para os próximos dias encontra-se em Atos 1.6-14. O texto fala que Jesus estava com os discípulos. Assim como Jesus estivera muitas vezes com os discípulos antes da crucificação e morte, agora está com eles após a ressurreição. A pergunta que não quer calar, mesmo após todo o ensinamento de Jesus, continua sendo com o reino do Povo de Israel. Pela expectativa dos discípulos quer me parecer que ainda não entenderam a mensagem de Jesus em toda a sua dimensão.

Os discípulos perguntam: “É agora que vai devolver o reino ao Povo de Israel?” E Jesus responde: “vocês irão participar da construção do Reino.” Como? Onde? Quando? “Vocês serão minhas testemunhas.” Primeiro em Jerusalém, ou seja, na cidade onde os discípulos se encontravam, depois vocês vão a Judéia, a Samaria e a todos os lugares.

Estimados e Estimadas! Jesus deixa muito claro onde deve iniciar a missão. A preocupação inicial não deve ser com lugares distantes, mas na nossa própria casa, na nossa família, na nossa Comunidade. Ali devemos testemunhar em primeiro lugar que somos cristãos e que pertencemos a Cristo.

Ser testemunha de Cristo, no entanto, só é possível ao receber o Espírito Santo. “Vocês vão receber poder ao descer sobre vós o Espírito Santo”. Os discípulos receberam este poder no dia de Pentecostes. Nós o recebemos no dia do nosso Batismo. E para que o Espírito Santo continue nos fortalecendo e impulsionando para a Missão, para o testemunho, nós precisamos continuar nos alimentando da Palavra de Deus. Assim como enfraquecemos quando não nos alimentamos devidamente, assim enfraquece a nossa fé quando deixamos de ler e ouvir a palavra de Deus, quando deixamos de orar inclusive pedindo pela ação do Espírito Santo.

Jesus Cristo diz: “Ide fazei discípulos, batizando em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinai todas as coisas que eu tenho ordenado.” Se para Jesus o Batismo fosse por si só suficiente, Ele não teria acrescentado “ensinai o que tenho ordenado.”

Nas Comunidades, nas Paróquias, nos Sínodos temos muitas oportunidades para participar de encontros, estudos, celebrações onde podemos nos alimentar e nos fortalecer para continuar sendo testemunhas. A Secretaria Geral da IECLB, através do Departamento de Educação Cristã Contínua vem alimentando, motivando e dando oportunidades no sentido de que a formação seja contínua. Dentro desta perspectiva está propondo e administrando, em parceria com os Sínodos, o Curso de Capacitação para Educação Cristã Comunitária, reafirmando de que a formação seja contínua.

Estimadas Amigas! Estimados Amigos! Pelo Batismo, que concede a presença e a ação do Espírito Santo, pelo alimento diário por meio da leitura da Palavra de Deus e da oração, por meio de participação de cursos e seminários, celebrações e encontros, cada pessoa torna-se capaz e digna de anunciar o Evangelho e testemunhar o amor de Deus. Amém


Ervin Barg

Pastor Sinodal
 


Autor(a): Ervin Barg
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 14
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 783
REDE DE RECURSOS
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br