Quem há semelhante ao Senhor nosso Deus, cujo trono está nas alturas

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Salmo 113

Quem há semelhante ao Senhor nosso Deus, cujo trono está nas alturas; que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra?”. (vv. 5,6)



Deus é supremo e nada há acima dele. Por isso, Deus não olha para cima nem para seu lado. Não havendo nada semelhante a ele, é forçado a olhar para baixo; quanto mais baixo alguém está, abaixo dele, melhor ele o verá. Os olhos do mundo e dos homens fazem o contrário: olham só para cima, querem ser grandes. Porém, é próprio de Deus transformar o nada em alguma coisa; fazer da morte vida; do pecado, justiça; da vergonha, honra; da miséria, riqueza. Por isso há muito consolo nisso para os que se sentem rejeitados, ou seja, os que reconhecem seus pecados e se assustam como o juízo de Deus. Pois Deus não quer nem pode rejeitar tais corações miseráveis e contristados. E se tais pessoas não tivessem outro consolo da parte dos homens, antes, desceria um anjo do céu para os consolar. Por isso, Deus é chamado de Deus dos miseráveis e aflitos, o Deus que não apaga o pavio que fumega.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: Em Memória do Batismo
Quem há semelhante ao Senhor nosso Deus Salmo 113
Unidos com Cristo pelo batismo Romanos 6.3-11
Batizados na morte de Cristo Romanos 6.1-7
O modo de ser dos filhos de Deus Tito 3.1-7
O significado do Sacramento do Batismo Romanos 6.8-11
Batismo: consolo do pecador Marcos 16.14-16
O sangue na água 1 João 5.6-12
Santos 1 Pedro 1.13-21

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 113
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22305
REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br