Sentimos a presença atuante do Espírito Santo que sopra em todos os confins da terra, contagiando todos os povos e nações para que todas as pessoas conheçam a força do amor de Deus e graça de Jesus Cristo. Onde a Palavra de Deus é anunciada, ali o Espírito Santo age, transforma, traz vida, movimento, barulho, ação. “ ...vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês; e serão minhas testemunhas” At 1.8 O Espírito vem ao mundo para transformar.
“Derramarei o meu Espírito sobre todos. Os seus filhos e as suas filhas anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão.” At 2.17 . Vem trazer esperança aquelas pessoas que já não têm gosto de viver. É como um calor que arde e queima. Desperta o coração mais duro e insensível. Estimula a coragem para denunciar as injustiças e testemunhar o amor de Deus. Questiona preconceitos e ensina a acolher o outro. Não sossega enquanto houver fome, opressão e mentira. Convida a vivenciarmos a unidade o respeito e o diálogo entre irmãos e irmãs, independente de sua igreja, sua cultura, sua idade.
O Espírito Santo nos chama a vivermos em Comunidade de Jesus Cristo à serviço da Vida. Abre as portas e janelas de nossos templos e não nos deixa acomodados e conformados com os poderes que querem acabar com a Vida. Porque graças a Deus, no Espírito não podemos mandar, controlar ou prender em gaiolas...”O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que faz, mas não se sabe de onde vem nem para onde vai. O mesmo acontece com todos os que nascem do Espírito” Jô 3.8. Este Vento nos ensina e motiva a buscarmos mais paz, mais calor humano, mais alegria. (Gl 5.22).
“Que o vento sopre suave sobre sua vida trazendo sempre o aroma da paz; que o fogo aqueça seu coração deixando-o sempre pleno de ternura; que a palavra que sair dos seus lábios,e as que visitarem os seus ouvidos,levem e tragam sempre o som de uma bênção!”
(Luiz Carlos Ramos)
PENTECOSTES
Alegria em toda manhã
Saborear café com leite e pão com manteiga,
Pássaros invadindo prédios cinzentos,
Amor chegando em corações tristes,
Ostras que se descobrem pérolas,
Chuva mansinha que faz brotar a flor,
Vento que traz a novidade do Reino,
Sem refletores, nem holofotes
Rio que nasce devagar, doce e humilde,
Silencioso sem alarde, chegando ao Mar.
(Inês de França Bento)
SEQUÊNCIA DE PENTECOSTES
Espírito de Deus,
Manda-nos do céu um raio de Vossa Luz.
Vem, ó Pai dos pobres,
Doador das graças,
Luz dos corações.
Vem consolador,
Hóspede da alma,
Doce alívio, vem.
No labor descanso,
Na aflição remanso,
No calor aragem,
Vem, ó Luz Santíssima,
Encher de claridade o coração fiel.
Sem a Vossa luz nada o homem pode,
Nenhum bem há nele.
Lava o que é impuro,
Rega o que está seco,
O que é doente, cura.
Dobra o que enrijece,
O que está frio aquece,
Reconduz o errante.
Aos fiéis concede,
Toda Igreja pede,
Aos teus sete dons.
Concede o prêmio do bem,
A boa morte do justo,
A eterna alegria.
Amém! Aleluia!
Adélia Prado
Pª Elisabet Lieven