Quando devo participar dos cultos?

28/02/2012

“Reúnam todo o povo e mandem que eles se purifiquem. Que venham todos, velhos e crianças e até as criancinhas de peito! Que os recém-casados saiam de casa e venham ao Templo também!” (Joel 2.16)

Não é novo o assunto que vou descrever agora. Provavelmente não sou só eu que percebo. Muitas pessoas participam das celebrações nas comunidades por puro interesse. Quando tem filhos para batizar lá vem os pais participando exemplarmente durante os meses anteriores ao Batismo; quando se aproxima a confirmação lá estão pais e confirmandos participando com mais vigor; quando se aproxima o casamento lá estão os noivos sentados um ao lado do outro na comunidade. Além disso, há outros acontecimentos que fazem as pessoas se tornarem mais participativas. A morte de um familiar, a doença de um familiar ou até mesmo o medo de Deus nos castigar pode ser um motivo que traz pessoas para dentro das atividades da comunidade. Não estou aqui querendo dizer que nestes momentos não devemos participar da vida da comunidade. O que estou querendo alertar é que nossa vida de participação deve ser constante e não somente em algumas ocasiões “especiais” da vida. O que dizer dos pais que batizam seus filhos e não os trazem mais para a igreja? O que dizer daqueles que parecem ter sido confirmados para fora da vida da comunidade, pois desaparecem? O que dizer dos casais que após o início de uma nova vida não valorizam ao Deus que os uniu e os abençoou? Será que depois de Deus ter feito “sua parte” não precisamos mais Dele? Olhem para as palavras do texto de Joel. Nela Deus conclama todos a se reunirem no Templo. Lá Ele, Deus, quer purificar a todos com o perdão para que possam ter uma nova vida. Deus quer afastar de nós tudo o que nos é prejudicial. Toda maldade, todo ódio, toda raiva, e até mesmo toda preguiça que sentimos de participar das atividades serão tiradas. Deus quer deixar o nosso coração mais receptivo. Quem tem uma vida ativa na comunidade quer participar cada vez mais. “Como Deus é maravilhoso no seu Templo! O Deus de Israel dá força e poder ao seu povo. Louvem a Deus.” (Sl 68.35) Quem muito participa da vida de sua comunidade já percebeu todo benefício que isto lhe traz. É por isso que a participação na comunidade é tão importante. Velhos, recém casados, crianças precisam participar. Até mesmo as criancinhas recém nascidas devem ser levadas aos cultos. Elas precisam, desde cedo, aprender a viver no meio das pessoas de sua comunidade. O salmista nos recorda: “É melhor passar um dia no teu Templo do que passar mil dias em qualquer outro lugar.” (Sl 84.10) Que este também seja o seu desejo individual e o desejo de sua família. Amém.
 


Autor(a): Scharles Roberto Beilke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém / Paróquia: São Sebastião de Belém - Aliança (Santa Maria de Jetibá-ES)
Testamento: Antigo / Livro: Joel / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 16
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 12837
REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br