Quando as folhas caem

Meditação

23/05/2019

Quando as folhas caem!

            No final de semana passado fomos presenteados com lindos dias de sol. Pessoas de vários lugares ocuparam o espaço do Núcleo de Casas Enxaimel da Feitoria Nova durante a realização da 13ª- Feira do Mel, Rosca e Nata. Tudo muito bonito e enfeitado. Pessoas felizes e sorridentes andando pelo local.

            Ao olhar para o chão deparei-me com folhas dos plátanos que caíam uma após a outra. É como se elas nem se importassem com todas as pessoas ali reunidas num momento festivo. Folhas que até alguns dias atrás ainda estavam verdes e bem firmes nas árvores.

     Lembrei-me que a Bíblia diz que com a nossa vida também é assim. No Salmo 144.4 lemos: “O homem é semelhante a um sopro; seus dias, como a sombra que passa”. O outono pode ser o período de maturidade, de experiência de colocar em prática toda a teoria acumulada durante a vida.

    Nascemos como um lindo pensamento de Deus. Ele nos dá a vida e a mantêm. Aos poucos percebemos que perdemos algumas habilidades e conquistamos tantas outras. Durante a primavera e o verão da vida temos o privilégio de servirmos de abrigo e cuidado para tantas outras pessoas e no outono talvez seja o momento de aprendermos a receber a ajuda e proteção.

    O ciclo da natureza e da vida são fantásticos. Nada é para sempre. Somos passageiros neste mundo, mas podemos marcar a vida dos que Deus coloca ao nosso lado. Assim como uma folha seca guardada em algum livro pode evocar boas lembranças, assim também podemos marcar a vida do nosso semelhante.

    É bem verdade que mais cedo ou mais tarde cada folha, cada vida voltará a se reintegrar no ao ciclo da natureza, mas até lá podemos fazer a diferença, levando alegria, esperança e amor.

    Que não nos assuste a ideia de um dia não mais sermos, mas que vivamos cada dia como uma oportunidade única e irrepetível de viver e promover vida e vida em abundância. Que enquanto Deus nos der o fôlego da vida possamos viver intensa e apaixonadamente cada momento. Disse um autor desconhecido: “Não basta acrescentar anos a vida, mas é necessário acrescentar vida aos anos”.

    Deus te abençoe e te guarde. Tenha uma semana abençoada!

   Pastor Vanderlei Closs

REDE DE RECURSOS
+
Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br