Qual o tamanho da nossa fé

05/11/2008

QUAL O TAMANHO DA NOSSA FÉ
(1º REIS 17.8-16) 

Será que há uma maneira de medir a fé de alguém? Principalmente o tamanho da nossa fé? Existe fé grande ou pequena? Muita fé ou pouca fé? Afinal, o que é fé?
Conforme os testemunhos bíblicos, fé é confiança total em Deus, entregar-se por completo nas mãos de Deus. Mais que palavras, são atitudes, posturas...  É o caso da viúva de Sarepta, cujo testemunho queremos conhecer e refletir neste momento. Vamos ler e ouvir o texto:

O Senhor Deus disse a Elias: Apronte-se e vá até a cidade de Sarepta, perto de Sidom, e fique lá. Eu mandei que uma viúva que mora ali dê comida para você. Então Elias foi para Sarepta. Quando estava chegando ao portão da cidade, ele encontrou a viúva, que estava catando lenha. Elias disse a ela: Por favor, me dê um pouco de água para eu beber. Quando ela ia buscar a água, ele a chamou e disse: Traga pão também, por favor. Porém, ela respondeu: Juro pelo seu Deus vivo, que não tenho mais pão. Só tenho um punhado de farinha de trigo e um pouco de azeite. Estou aqui catando uns pedaços de lenha para cozinhar alguma coisa para mim e para meu filho. Vamos comer e depois morreremos de fome. Não se preocupe, disse Elias. Vá preparar a sua comida. Mas primeiro faça um pãozinho com a farinha que você tem e traga para eu comer. Depois prepare o resto para você e seu filho. Pois o Senhor, o Deus de Israel, diz: Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite  no seu jarro até o dia em que eu, o Senhor, fizer cair chuva. Então a viúva foi e fez como Elias tinha dito. E todos eles tiveram comida para muitos dias. Como o Senhor havia prometido por meio de Elias, não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro.

Primeiro, vamos conhecer essa viúva. Era uma pessoa pobre, que tinha o filho doente, que naquela tarde faria a ultima refeição para aguardar a morte. O que motivou essa viúva proceder dessa forma? Alguém de nós na situação dela o faria? O texto informa que ela creu na Palavra e Promessa de Deus anunciada por Elias. Aí está o tamanho de sua fé.

Muitos outros testemunhos reforçam que o tamanho da fé de uma pessoa está na sua prática, na sua resposta aos desafios colocados por Deus (Hebreus 11.1-11). Abraão é chamado para deixar sua terra, seus parentes e ir para um lugar estranho e ser instrumento de bênção, mesmo sendo já idoso. Ele confiou, obedeceu, foi (Gênesis 12.1-4).

Deus prova o tamanho da fé de Abraão ao pedir como sacrifício o filho Isaque. Abraão obedece e leva, mas Deus, vendo a fé do patriarca, poupa a vida de Isaque (Gênesis 22.1-12).  Abel oferece as primícias do seu gado como gratidão a Deus motivado por sua fé (Gênesis 4.1-4). Pela fé Noé obedeceu à ordem divina e construiu a arca para salvar os seus da destruição do dilúvio (Gênesis 6.11-22). Jesus é tentado em sua fé através da fome, mas, munido da Palavra de Deus, resiste e mantém firme sua fé (Mateus 4.1-4 ou Lucas 4.1-4). Jesus cita o exemplo da viúva pobre no Evangelho que por sua fé foi capaz de dar todo seu sustento para a oferta no templo (Marcos 12.41-44 ou Lucas 21.1-4). O jovem rico, numa parábola contada por Jesus, é testado em sua fé ao ser desafiado a se desfazer de suas posses para seguir a Jesus (Marcos 10.17-22, também Mateus 19.16-22 ou Lucas 18.18-23)...

O testemunho da viúva de Sarepta e os demais aqui citados são formas que Deus usa para nos fazer pensar sobre a fé nele. Deus não tira o ultimo punhado de farinha e azeite de ninguém e não deseja que nenhuma de suas criaturas passe fome. Jesus não quer tirar nosso ultimo centavo de sustento para ser dado de oferta na igreja, nem tirar nossas posses como condição para segui-lo. Deus faz uso de situações cruciais, limítrofes muitas vezes, para verificar o tamanho da nossa fé. Deus quer saber se mesmo em momentos difíceis a gente é capaz de crer e confiar nele.

A viúva de Sarepta confiou, creu na Palavra e Promessa de Deus através do Profeta Elias: Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro... Como aquela seria a ultima refeição, esta sua atitude foi um ato de colocar sua vida e de seu filho confiante nas mãos de Deus. Demonstrou fé e total confiança num momento crítico de sua vida.

Essa fé não é obra nossa. É dádiva de Deus. Peçamos a Ele que nos dê sempre dessa fé. Que ele alimente e fortaleça nossa fé por sua Palavra lida, escutada, meditada, pregada e vivida. Isto é viver pela fé. Amém!


P. Jorge Dumer - Assis /SP


Autor(a): P. Jorge Dumer
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8144
REDE DE RECURSOS
+
Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
Romanos 15.4
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br