Provérbios 4.10-19 - Dia dos Pais

Auxílio Homilético

08/11/1995

1. Introdução

Para nos localizarmos vamos ver a estrutura do livro de Provérbios:

1) Núcleo central: 1a coleção — Pv 10.1-22.6.
                           2a coleção — Pv 25-29.

2) Prólogo — Pv 1-9

3) Coleções: 1a coleção de sábios — 22.7-24.22.
                   2a coleção de sábios — 24.23-34.
                   Duas coleções de sábios estrangeiros — 30.1-4; 31.1-9.
                   Coleção de provérbios numéricos — 30.15-33.
                   Poema — 30.10-31.

O nosso texto fica no Prólogo, onde estão as palavras do pai e da mãe para o filho.

Como nasce um provérbio?

Nasce da observação da realidade e do comportamento das pessoas para defender a vida. Trata dos problemas da vida e de seus encaminhamentos, passados adiante em poucas palavras para informar e formar. A sabedoria vem da luta e da prática do povo; nasce da experiência para organizar a vida.

Os provérbios tratam das experiências e necessidades diárias e imediatas: comer, beber, falar, amar, vestir, educar e trabalhar. A sabedoria é conservadora no bom sentido da palavra: conserva os valores aprendidos e não os larga com facilidade... Quando uma coisa é boa ninguém joga fora, mas conserva, transmite e divulga. (Sabedoria e Poesia do Povo de Deus, p. 21.) O método da sabedoria consiste não tanto em fazer saber, mas em fazer descobrir.'' (Ibid., p. 22.)

Em Israel primeiro se importou a sabedoria do Egito quanto ao estilo de governar durante a monarquia. Com Ezequias (716-687) e Josias (640-609) a corte começou a colecionar as expressões da sabedoria do próprio povo de Israel (Pv 25.1). O que antes servia para o âmbito familiar agora vale para o governo do Estado. Os ambientes onde nasce a sabedoria de Israel são a casa, o campo, o portão, o palácio e o templo.
Há dois rumos principais da sabedoria:

1) provérbios de constatação: percebem o real e o experimentam; 2) provérbios de ordem: direcionam a conduta por três formas: a) ordens práticas; b) proibições; c) conselhos.
Os valores descobertos são transmitidos de duas maneiras: a) partilha: troca de informações; b) instrução: pais repassam aos filhos.

Abaixo vão algumas características positivas que marcam a origem da sabedoria do povo de Deus:
1 — Ajuda o povo a sobreviver, a não se deixar derrubar pelos problemas.
2 — Faz conhecer a natureza e suas leis: para que sirvam à vida.
3 — Organiza a vida: ato criador continuado, defende contra o caos.
4 — Cresce de baixo para cima: só aceita o que a prática comprova.
5 — Capacita para vida: não cria dependência, mas faz descobrir.
6 — É realista: fruto do bom senso e do respeito ao próprio povo.
7 — É crítica: ensina a desconfiar e ter consciência certa.
8 — É ecuménica: internacional e interconfessional na sua origem.
9 — E anónima: reflete a experiência do grupo; é a voz do povo.
10 — É conservadora: conserva o que é bom para a vida do povo. (Ibid, p. 23.)

Os salmos fazem parte do conjunto da sabedoria junto com Jó, Eclesiastes e Provérbios. A sabedoria nasce do desafio dos problemas da vida. (Ibid, p. 19.) Sabedoria não é só teoria; são as coisas práticas da vida que ensinam como fazer coisas e como fazer as coisas. Pv 1.1-8 declara qual é a função do próprio livro.

2. Reflexões sobre o Texto: Pv 4.10-19

Poderíamos dividir o texto em duas partes:

10-13: lembranças da prática com o pai; 14-19: aviso contra a maldade e os perversos.
No cap. 1.8 fala das palavras do pai e da mãe, depois, nos capítulos seguintes, só fala do pai. Mas os caps. 1-9 são palavras dos pais dirigidas aos filhos.

Como o texto é dirigido para o Dia dos Pais, pode-se falar da relação pai-filho/a. Falaremos daqui por diante de pai; o mesmo valeria para o Dia das Maca, como sugere Pv 1.8. Todo pai, por mais irresponsável que seja, quer garantir a vida do filho e da filha. Mesmo os pais irresponsáveis têm condições de repassar sabedoria aos filhos, apesar de sua prática de vida falar contra eles. Mesmo os pais com pouco estudo têm grande sabedoria de vida aprendida na escola da vida — que é a experiência.

No cap. 4.7 se diz: Princípio da sabedoria: adquire a sabedoria, e em Pv 1.7: O temor do Senhor é o princípio do saber (conhecimento). Daí vem a reflexão sobre sabedoria e conhecimento, que são duas coisas diferentes, mas que podem andar juntas. Sabedoria não é mero conhecimento acumulado. Tem gente que tem conhecimento, mas não tem sabedoria. A sabedoria é para preservar e melhorar a vida (v. 12).

Há empresas que têm grande conhecimento tecnológico e económico, mas não têm sabedoria, pois destroem a natureza e sacrificam a vida dos empregados. Por outro lado, há pessoas que têm conhecimento e sabedoria.

Hoje muitos filhos e filhas têm muito conhecimento, completaram o 2° ou o 3o grau, e seus pais são semi-analfabetos. Mas muitos pais têm sabedoria de vida, que vale mais do que o 3o grau, que em muitos casos só é usado para explorar e ganhar dinheiro.

O bom é combinar o conhecimento com a sabedoria. Conhecimento é a prática e a teoria, mas sabedoria é mais do que isto. É entender a vida como ela é e saber como deveria ser, e saber se defender e defender a coletividade. Sabedoria é vida longa (v. 10). A sabedoria preserva a vida como um todo, e é contra a violência e a exploração.

Se olharmos este texto como se Deus estivesse falando a seus/suas filhos /as, entenderemos que esta sua sabedoria traz vida longa (eterna). E esta sabedoria é ser fiel a Javé. A sabedoria aqui tratada é para se proteger na adversidade.

A sabedoria do pai advém da experiência da vida. É como o motorista de caminhão que escreveu no pára-choque: Mercedes em morro é que nem alemão em baile, só pede marcha. Este provérbio foi tirado da experiência de um motorista que trabalha com um caminhão Mercedes e tem a cultura germânica. A experiência de vida criou este provérbio, de que o revendedor Mercedes não gostou e que quis tirar do caminhão e trocar por outra frase.

Convém refletir sobre a falta de sabedoria dos pais responsáveis pela violência contra os/as filhos/as dentro do lar. A violência contra os/as filhos/as é muito maior do que a gente imagina, pois não é divulgada. Só aparece nos noticiários em casos extremos. Mas a violência contra os/as filhos/as é falta de sabedoria, pois não preserva a vida, e em muitos casos acontece por pressões que os pais sofrem no mundo do trabalho, por causa da pobreza, por causa da doença do alcoolismo, por causa de doença psicológica, por causa do medo e desconhecimento em educar os/as filhos/as. Na verdade a violência que os/as filhos/as sofrem por parte dos pais é alarmante no Brasil.

O texto fala de uma forma positiva do pai que quer privar o filho de momentos desagradáveis na vida, faz recomendações. Fala da educação para a liberdade via prática de vida.

A educação em Israel era dada pela família a partir dos desafios práticos diários. A teoria vinha junto com a prática e a partir dela. No texto o pai acompanhou o processo educativo do filho no dia-a-dia e o lembra disto agora que terá de andar sozinho.

O v. 13 fala da instrução que visa a autonomia, a liberdade e a retidão. Instrução é vida, é sabedoria. A instrução dada na família partia dos problemas práticos da vida para melhorar a vida. Á instrução abrangia desde como construir um arado até a filosofia de vida e a f é em Javé. Na educação em Israel a prática c a teoria a partir da fé em Javé andavam juntos (v. 7). A instrução, o conhecimento, a sabedoria têm como finalidade proteger a vida.

Hoje o conhecimento visa o lucro e a exploração. A alta tecnologia está a serviço do capital internacional. Todo conhecimento é explorado para dar lucros para alguns. Hoje o conhecimento cria dependência de uns em relação aos outros, de um país em relação ao outro, pois tudo está subordinado ao capital. Desde pesquisa genética até computação, tudo é conhecimento concentrado que visa a exploração e a dependência. Disto se fala nos vv. 14-17. É importante o filho saber isto para ter clareza a respeito de como está a conjuntura e a serviço de quem está o conhecimento na atualidade.

Hoje se adquire conhecimento na universidade para depois trabalhar, em sua área, e ganhar dinheiro às custas do povo. É o tal conhecimento que não é sabedoria. Aquilo de que o texto fala é conhecimento-instrução igual à sabedoria, pois visa proteger a vida do filho para que ele não prejudique ninguém e não seja prejudicado e também proteja os outros — a comunidade. O v. 18 deixa claro que a instrução familiar protege toda a sociedade; por isso sabedoria é luz.

Hoje a educação dos filhos é deixada a cargo da escola, que:

— repassa a ideologia da classe dominante, pois está a serviço do Estado, que é a instituição da classe dominante para legitimar tudo o que ela faz e quer.

— Repassa só teoria (normalmente a da classe dominante).

— Não parte da realidade do/a aluno/a, nem da escola da vida.

— Os pais participam pouco da formação do conhecimento e da sabedoria dos/as filhos/as.

— A escola quer preparar o/a aluno/a para o mercado de trabalho, ou seja, para ser um bom empregado: dócil e produtivo.

— Na verdade, nem para o mercado de trabalho a escola prepara, pois não se aprende uma profissão.

Os pais hoje podem falar as palavras do texto? Podem dizer que prepararam os/as filhos/as para o caminho da justiça? O texto também se preocupa com o comportamento ético do/a filho/a, com seu caráter, com sua postura diante da vida e do próximo.

Hoje a postura é ser esperto e ganhar dinheiro, pois o estudo é para ganhar mais e não interessa como se faz isto. Só que a situação hoje é tal que só o estudo não basta para ter vida financeira folgada. Já iniciou o tempo da exploração do cérebro, do conhecimento.

Qual é hoje o caminho do perverso e do mau, se o sistema é perverso em si? Como vamos preparar nossos/as filhos/as para se defenderem e conhecerem o sistema em si? A sabedoria que os pais devem passar hoje é clarear todo o sistema no qual vivemos e como nos defender dele e combatê-lo sem se deixar perverter por ele. O texto fala dos maus e perversos como pessoas; é bom lembrar que as pessoas defendem um sistema que é mau e perverso em si e não leva em conta o princípio do conhecimento, que é o temor do Senhor (Pv 1.7). O que nos guia na sabedoria da vida é o temor do Senhor, e a partir dele educamos os/as filhos/as. Isto entra em choque com o sistema capitalista, que não teme o Senhor e não quer vida para todos.

3. Ideias para a Pregação

— Como surgem os provérbios.

— Como eram a educação e o relacionamento familiar em Israel.

— Que conhecimento e sabedoria o pai passa ao/à filho/a hoje.

— Como um pai pode ser sábio.

— Questionar o fato de os pais deixarem a educação dos/as filhos/as somente à escola.

— Como os pais participam hoje da formação do caráter dos/as filhos/as.

— Como os pais preparam hoje os/as filhos/as para enfrentar o mundo, onde o conhecimento é explorado e serve para criar dependência.

— Que critérios passamos aos/às filhos/as para que saibam distinguir as pessoas perversas e os sistemas perversos.

4. Bibliografia

Bíblia — Tradução Ecumênica. São Paulo, Loyola, 1994.
VV. AA. Sabedoria e Poesia do Povo de Deus. São Paulo, CRB/Loyola, 1993. (Tua
Palavra É Vida, 4).


Autor(a): Günter A. Wolff
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Família
Testamento: Antigo / Livro: Provérbios / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 10 / Versículo Final: 19
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1995 / Volume: 21
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Auxílio homilético
ID: 14206
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