Proposta metodológica para o uso da revista O Amigo das Crianças, edição 50

11/03/2014

AMIGO DAS CRIANÇAS

Proposta metodológica para o uso da revista O Amigo das Crianças, edição 50

Para início de conversa

Estamos em festa. Temos dois grandes motivos para festejar. O primeiro é a chegada da Páscoa, a grande festa de todas as pessoas cristãs. O segundo motivo é que O Amigo das Crianças chegou na 50ª edição em formato de revista. É por isso que esta edição, além de trazer as histórias bíblicas e atividades interativas sobre a Páscoa, também traz um divertido jogo de memória sobre as histórias bíblicas de Zaqueu e de Marta e Maria para a criança aprender brincando e interagir com a Bíblia.

Abaixo, seguem várias possibilidades para você usar a revista no encontro com as crianças. Para isso, além de você ter a sua revista, seria muito bom se cada criança pudesse ter a sua. Dessa forma, a interação com o material será mais intenso e participativo.

Atividades

Histórias do amigo Jesus

Tomé: Você sabe quem foi Tomé? Ele foi um dos discípulos de Jesus. Pesquise na Bíblia, no evangelho de Mateus 10.1-4, o nome dos outros discípulos de Jesus. Depois, veja se em sua família ou grupo de amigos tem alguém chamado assim.

Dramatização através do canto: Através do canto é possível usar o corpo como uma forma de entender e representar, de forma artística, a história de Tomé. Há um canto muito bonito de Maria Sardenberg. Você pode encontrar a partitura no seguinte endereço: http://www.paulinas.org.br/pub/partitura/P1205700103.pdf


Uma mão cheia de amigos e amigas: Peça que as crianças desenhem suas mãos sobre um papel pardo. Utilize canetas coloridas. Após, peça que escrevam em um dos dedos o seu nome e nos demais o nome de seus amigos e amigas que se alegram com a boa notícia da páscoa e que podem continuar contando-a para as outras pessoas.

Histórias para a vida

O gesto de Jesus: convidar o grupo para que observe seus pés. Talvez seja necessário tirar meias e sapatos. Após, pergunte: Como estão nossos pés? Que cor eles têm? Temos quantos dedos? Os pés de todas as pessoas são iguais? Que tamanho tem nossos pés? São grandes ou pequenos? Após, aproveite para relembrar a história do lava pés. Lembre às crianças que o gesto de Jesus aponta para o cuidado uns com os outros, umas com as outras. Outra possibilidade é fazer um caminho com o formato dos pés das crianças. Peça que cada uma escreva ou desenhe dentro do seu pé algo bom que pode fazer para as outras pessoas.

Falando nisso...

Você sabe a origem do coelho da Páscoa? Nesta edição um dos assuntos abordados é a Páscoa, a festa mais importante para a cristandade. Assim como temos o coelho como um símbolo de Páscoa há outros símbolos. Faça uma entrevista ou pesquisa sobre quais os outros símbolos que existem e fazem parte da tradição cristã.

Aprendendo com o Amigo: Leia em sua Bíblia a história de Jesus e Zaqueu (Lucas 19.1-10) e a história de Marta e Maria (Lucas 10.38-42). Enumere quais os personagens que aparecem nas histórias citadas. Se você pudesse escolher, qual deles gostaria de ser e por quê? 

História bíblica

Paulo em Atenas: Depois de ler a história, peça que as crianças sublinhem nas suas revistas todos os nomes próprios que aparecem no texto. Explorar a escrita e o porquê dela ser assim.

Faça brincando

Espalhar a boa notícia: Contar coisas boas é algo muito bom! Boas notícias alegram o coração e fortalecem a esperança. A Páscoa é dia especial por nos lembrar da boa notícia que vem de Deus: Cristo vive! Ele ressuscitou! Ele está entre nós. Como um perfume bom e agradável, essa notícia se espalhou entre as pessoas que, alegres se reuniram e passaram a viver em comunidade. Escolha um óleo que tenha um aroma agradável e não muito forte, coloque uma gotinha entre as mãos das crianças, (elas não podem cheirar). Converse com as crianças sobre os sentimentos e a transformação que essa notícia provocou na vida das pessoas que a receberam. Pergunte às crianças que outros sinais de Páscoa/ressurreição/vida elas percebem em seu meio. Depois, peça para que elas abram as mãos, cheirando-as e assoprando o perfume adiante, para que o ar se encha dessas boas notícias de ressurreição. Encerre o momento com oração, agradecendo e pedindo para que Deus nos anime para sermos mensageiros e mensageiras das boas notícias de ressurreição.

Diversão à vista

Como nos tempos da vovó: com a receita do cri-cri é possível explorar quantidades e medidas, aí vai depender do grupo que temos e do tempo. Também é possível pedir para que as crianças pesquisem junto as suas famílias outras receitas caseiras e saborosas. Esta atividade, provavelmente, trará boas lembranças. Lembrarão cheirinho do bolo da avó, do peixe assado do pai, da pizza do tio, da feijoada da tia,...

Diácona Vivian Bayer Trentini
Santa Cruz do Sul - RS
 

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