Professor da EST palestra em cátedra já ocupada por Milton Schwantes e Ivone Gebara

Teologia Pública foi o tema das conferências proferidas por Rudolf von Sinner na Costa Rica

07/07/2014

 A teologia pública mantém a sensibilidade da teologia em relação aos problemas ligados ao bem comum, tematizando a presença das comunidades religiosas na esfera pública num estado secular de direito, marcado pela situação econômica e social daqueles que mais sofrem, enfatizou o professor José Enrique Ramírez-Kidd ao apresentar o trabalho desenvolvido pelo professor da EST, Dr. Rudolf von Sinner, convidado a palestrar sobre o tema no Ciclo de Conferências da Cátedra Mackay, vinculada à Universidade Bíblica Latino-Americana (UBL), na Costa Rica, entre 24 e 26 de junho.

De volta a São Leopoldo, Rudolf lembrou que a UBL é um dos mais antigos e conceituados institutos de formação teológica protestante da América Latina e que, atualmente, o tema da Teologia Pública ganha especial relevância na Costa Rica em decorrência da nomeação do bispo luterano licenciado, Melvin Jiménez, para o cargo de ministro da presidência no recém empossado governo de Luis Guillermo Solís.

Assim como a Argentina, recordou Rudolf, a Costa Rica é um país ainda oficialmente católico, apesar de ter, hoje, aproximadamente 15% da população declarada evangélica. Um advogado católico interpôs recurso contra a nomeação, pois a constituição costa-ricense exige que os ministros sejam de estado secular (Art. 142). Como, contudo, a Igreja Católica nunca reconheceu os ministérios luteranos como válidos, trata-se, em rigor, de leigos que não seriam atingidos pela formulação acima. De todos os modos, a nomeação de Jiménez demonstra o importante papel que a igreja luterana tem em relação à sociedade civil naquele país, ainda que seja muito pequena.

Em suas exposições, proferidas no auditório e no salão dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa da Costa Rica, o professor da EST frisou que, apesar da combinação entre secularização e modernização, a religião segue com surpreendente incidência na esfera pública. A combinação entre secularização e modernização não se converteu, como se tinha previsto, na razão de uma privatização completa ou no desaparecimento da religião, embora estejam ocorrendo mudanças no campo religioso como mostra uma vasta literatura sociológica e antropológica, frisou. Por sua vez, as igrejas deveriam procurar dar uma contribuição pertinente ao bem comum na esfera pública, com ousadia, mas também com humildade, não almejando tomar o poder para fins próprios.

Criada em 1988, os objetivos da Cátedra Mackay são inspirados na vida e no pensamento de Juan A. Mackay, missionário escocês que trabalhou muitos anos na América Latina, corroborando para a reflexão sobre as lutas do povo latino-americano na construção de uma sociedade mais justa. A Cátedra já foi ocupada, entre outros, pelo luterano Milton Schwantes, ex-professor da EST, e pela freira católica Ivone Gebara, ambos do Brasil.

Os títulos das três conferências de Rudolf foram: 1) Teologia pública - um olhar global; 2) O público na teologia pública: secularização, esfera pública e relacionamento entre religião, Estado e sociedade; 3) O teológico na teologia pública: a Trindade pública. Traduzidos ao espanhol, serão publicadas na íntegra na revista da UBL, Vida y Pensamiento. Participaram das conferências teólogas e teólogos da Costa Rica, Bolívia, Brasil, Colômbia, El Salvador, Estados Unidos, Haiti Honduras e Peru, além de políticos, cientistas sociais, pastores e outros interessados.

Além da interação com docentes e discentes, Rudolf visitou o Departamento Ecumênico de Investigações (DEI), liderado pela brasileira Sílvia Regina de Lima Silva e integrado pelo chileno Pablo Richard, e esteve reunido com o atual diretor pastoral da Igreja Luterana da Costa Rica (ILCO), Pastor Erick Umaña.
Foto: Professor Dr. Rudolf von Sinner junto ao grupo de participantes e debatedores da Cátedra

Jornalista responsável: Micael Vier Behs
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br