Apresentação
A fé vem pelo ouvir da mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação”, afirma o apóstolo Paulo em sua carta à comunidade de Roma (Romanos 10.17). Para contribuir com a correta, contextualizada e relevante pregação dessa mensagem – a palavra de Deus –, a IECLB mantém a publicação do Proclamar Libertação – PL, um instrumento que também promove a unidade bíblica, homilética e confessional. Já se vão várias décadas desde o início desse projeto. Há alguns anos a presidência tem presenteado suas ministras e seus ministros com essa importante fonte.
Os estudos imaginativos, exegéticos e interpretativos dos textos bíblicos propostos pelo Lecionário Ecumênico, contidos em Proclamar Libertação, abrem portas para que a palavra de Deus encontre tanto ouvintes às vezes doloridos, famintos e cansados, como também alegres, esperançosos e solidários. Todos e todas são ouvintes que vivem seu dia em meio à realidade diante da qual a IECLB anuncia a relação entre Igreja, Economia, Política – seu lema também em 2019, sob a palavra do Mestre: Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou (João 14.27a) – o lema bíblico.
Diante de uma sociedade que enfrenta graves problemas de desinformação, fake news e pós-verdades, pregadoras e pregadores têm nas mãos um subsídio – o PL – para, com sua voz, proferir uma palavra justa, correta, crível, ponderada. Ouvintes anseiam por essa palavra, capaz de contrapor-se ao senso comum, muitas vezes manipulado por interesses econômicos e políticos. Talvez não seja incorreto afirmar que uma das formas de avaliar nossa pregação seja a pergunta: “O que nossos membros andam dizendo por aí?”. Considerando a polarização extrema, a intolerância e os discursos de ódio, talvez não seja incorreto afirmar que o evangelho de Jesus Cristo anda meio escondido em nossas pregações.
Diante disso tudo, convém reafirmar o papel fundamental do culto comunitário e, ali dentro, o lugar da pregação. Trata-se de uma chance ímpar de pregar a graça de Deus – que custou a Deus o próprio Filho Jesus Cristo. Isso tudo para que tenhamos nossa dignidade resguardada, referendada, restabelecida. A presidência da IECLB deseja que o Espírito Santo esteja com cada pregador, cada pregadora, desde o momento do primeiro contato com a perícope indicada até o momento em que a palavra de Deus atinge corações, mentes, o ser na sua integralidade. E que possamos ter mais amor e menos ódio, mais paz e menos brigas, mais diálogos e menos ataques.
Que o bondoso Deus, que em Jesus Cristo nos ama e nos salva, esteja conosco nessa tarefa.
Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente da IECLB
Voltar para índice do Proclamar Libertação 43