No último domingo do mês de agosto o grupo da Diaconia da Comunidade Dr Martinho Lutero celebrou o 1° Culto da Saúde. Esta celebração baseou-se no caderno de subsídios da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Com antecedência o grupo se preparou, estudou o tema proposto com muito entusiasmo e, para o culto, convidou os alunos e alunas da APAE e suas famílias e pessoas colaboradoras para participarem deste momento tão especial e significativo. Queremos ser a comunidade de Jesus Cristo que cuida, envolve, desperta dons, resgata a auto estima, exerce a solidariedade. Pois, saúde e doença fazem parte do cotidiano das pessoas. Também o povo do tempo bíblico ocupava-se com questões de saúde. Jesus dedicou muito tempo de sua vida aos que sofriam diferentes males. Saúde tem a ver com a arte de ser feliz, de sentir-se querido e amado; de sentir-se aceito assim como se é.
Na ocasião, as crianças do Culto Infantil fizeram a sua doação das ofertas recolhidas em seus encontros, ao pequeno Lucas Lipke, que com menos de um aninho, terá que se submeter a terceira cirurgia. Lucas nasceu com sérios problemas cardíacos e a 3ª cirurgia acontecerá no final deste ano nos Estados Unidos.
No final da celebração, a comunidade recebeu a bênção com “um cheirinho bom” (óleo), lembrando do cuidado de Deus que nos envolve e nos encoraja a viver de forma comprometida com a nossa vida, com a vida do próximo e a da criação inteira. O símbolo que nos acompanhou durante a celebração foi a borboleta, lembrando de todo o processo de transformação, do tempo que ela precisa para se transformar e a diversidade. A Palavra de Deus também quer nos transformar e cada pessoa é única, criada à imagem do Criador, tem seu tempo, seu jeito e quer ser respeitada como tal e quer ofertar os seus dons para a construção do mundo sonhado por Deus, ou seja, um mundo sem exclusão; onde ninguém sofra por falta de perdão.
Pª Marli Daltein Schmidt