É com grande satisfação que preparamos e colocamos em suas mãos o nosso ANUÁRIO EVANGÉLICO 2012, em sua 41ª. Edição.
Um ANUÁRIO é uma categoria muito especial de literatura. Ele pretende acompanhar os seus leitores e leitoras através de todo o ano. Com seu conteúdo ele deseja trazer aos que o leem informações e testemunhos de vivências do passado e do presente, e apontar para preocupações e possibilidades para o futuro. Ele visa também ser um apoio, um auxílio para a reflexão sobre assuntos candentes da atualidade e — por que não — também oferecer uma distração sadia.
Porém o Anuário Evangélico é mais que um anuário qualquer. É um anuário que também procura refletir a história, as alegrias e angústias da vida em nossa IECLB e suas comunidades, e que procura dar um suporte para a espiritualidade do seu público leitor. É por isso que também neste ano — como nas edições anteriores — apresentamos uma meditação mensal; a indicação dos textos de leituras bíblicas diárias sugeridas e uma reflexão sobre o tema/lema do ano adotado por nossa igreja, e reflexões sobre fé e superstições. Também o Pastor Presidente e o Presidente do Conselho da Igreja se apresentam e fala de sua visão da IECLB e de suas angústias e seus problemas mais candentes no presente.
Além disso, seu Anuário também traz artigos que querem aguçar o nosso olhar para além de nossas fronteiras, para a realidade e a vida de irmãs e irmãos luteranos, que vivem em outras latitudes e longitudes de nosso planeta, como na Sibéria, na Colômbia e na Etiópia (Mekane Yesus).
Seu Anuário Evangélico também apresenta uma série de reflexões sobre temas candentes da sociedade atual, tais como as pesquisas com células tronco, a relação entre as gerações (avós e netos), o uso dos modernos meios de comunicação especialmente por crianças e jovens, as relações virtuais — cada vez mais em voga — o isolamento das pessoas nos dias atuais...
Também a história recebe o seu lugar em nossa publicação na pesquisa sobre os excluídos de Boehlen, na pesquisa sobre a Guerra do Contestado, e nas reflexões sobre o naufrágio do Titanic. Mas também não foi esquecido o Centenário de fundação do Sínodo Evangélico do Brasil Central, no qual dez comunidades da diáspora do Brasil Central — assim como outras comunidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo já o haviam feito - deram um passo significativo em direção à formação da IECLB.
Desejamos aos nossos leitores uma boa leitura. Que cada qual possa encontrar neste número do Anuário Evangélico assuntos que lhe sejam interessantes e que o mesmo possa acompanhá-los através de um ano abençoado de 2012.
P. Dr. Osmar Zizemer - Editor
Voltar para índice Anuário Evangélico 2012