Prédica: Fé - que fé? (Hebreus 11.8-11)

12/09/2014

8 Foi pela fé que Abraão, ao ser chamado por Deus, obedeceu e saiu para uma terra que Deus lhe prometeu dar. Ele deixou o seu próprio país, sem saber para onde ia.
9 Pela fé ele morou como estrangeiro na terra que Deus lhe havia prometido. Viveu em barracas com Isaque e Jacó, que também receberam a mesma promessa de Deus.
10 Porque Abraão esperava a cidade que Deus planejou e construiu, a cidade que tem alicerces que não podem ser destruídos.
11 Foi pela fé que Abraão se tornou pai, embora fosse velho demais e a própria Sara não pudesse mais ter filhos. Ele creu que Deus ia cumprir a sua promessa.

 

I. O que move a história?
A matéria ou o espírito? As coisas acontecem porque alguém enxerga alguma coisa lá na frente. Você caminha quando vê algo. Isto é fé. Sem fé a vida não vai para frente. Para a carta aos Hebreus a fé é fundamental. Sem fé nada feito.
 
II. Que fé?
Fé não é um vale tudo. Admitindo que a fé é importante ainda não dizemos muita coisa. Grandes erros foram cometidos a partir de fé em visões equivocadas. O velho Chânceler alemão Helmut Schmidt falou: “Quem tem visões, deve procurar o médico.” Hitler teve a visão de uma Alemanha dominadora do mundo quando invadiu a união soviética em 1941. Foi uma espécie de fé. Desencadeou morte e sofrimento infinita.
 
Há 50 anos atrás a “Marcha da Família com Deus” ajudou com muita fé o golpe militar de 1964. Que fé desastrosa!
No meio “superurbano” de São Paulo muita gente pula de galho em galho – com muita fé – e no fundo só está fugindo. No oriente muçulmanos fundamentalistas agem com muita fé e nos congela o sangue na veia.
 
III. Fé cristã:
A questão é então não de ter qualquer fé, mas que fé! Aí entra a história do evangelho de Cristo, de um Deus solidário sofredor que permeia a nossa realidade, que ama acima do entendimento mas nunca destrói.

Quem tem fé em cristo se destaca por um jeito especial de lidar com a vida. Compreende que esta apesar de tudo é marcada pela graça de Deus. Quem tem fé em Cristo faz as pazes com o passado com tudo que tem de complicado nele. É uma forma especial de memória.

Isto também porque ganha novos valores para o futuro. Quem tem fé em Cristo avalia diferente a vida. Não é mais o poder e o sucesso a todo custo que conta mas a realidade do amor que se movimenta em direção ao reino de Deus que virá com certeza.

 

P. Guilherme Nordmann


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Hebreus / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 8 / Versículo Final: 11
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 29825
REDE DE RECURSOS
+
Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu.
Romanos 5.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br