MALU – Mulheres Amigas Luteranas
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Campo Novo do Parecis / MT - 18/10/2011
Predestinação e Livre Arbítrio
DIANTE DE SITUAÇÕES DIFÍCEIS OUVIMOS COM FREQUÊNCIA:
“Ah, se cumpriu o seu destino!”, OU: “Era a vontade de Deus!”
Conhecemos a canção que reflete certo pensamento popular: Como será o amanhã? Responda quem puder! O que irá nos acontecer? O meu destino será como Deus quiser! ”
PARA REFLETIR:
? Dizemos: Creio em Deus! Qual é a essência de Deus ou quem é Deus em quem eu creio?
? Pode o mesmo Deus que nos ama, cuida e salva intentar o mal contra nós?
? Tudo o que acontece ao nosso redor e conosco acontece pela vontade de Deus?
? Será o ser humano apenas uma marionete nas mãos de Deus ou terá ele também a responsabilidade de decidir seu caminho, em grande parte, durante sua vida, e assumir as conseqüências de suas decisões?
? Como lidamos com nossa finitude e fragilidade enquanto seres humanos? Reconhecemos estar sujeitas as vicissitudes humanas (mudanças, inconstâncias, instabilidade dos acontecimentos, eventualidades, fatalidades)?
? Como falamos de Deus e o sentimos em situações difíceis (de perda, de conflitos, de falta de perspectiva)?
O que podemos afirmar, com certeza, sobre a vontade de Deus?
Gênesis 1.31: “E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom.”
Efésios 1.4s: (BLH) “Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para pertencermos a ele, sendo unidos com Cristo, a fim de sermos somente dele e estarmos sem culpa diante dele. Por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido [nos predestinou] que nos faria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois esse era o seu prazer e a sua vontade”.
Efésios 2.8s: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós, é dom [presente] de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”
O desejo/a vontade de Deus para nós, seres humanos, é vida agora e no futuro; é a salvação por graça e fé, conforme anuncia JESUS CRISTO:
ƒº “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10).
ƒº “O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar a Boa-Notícia aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo” ( Lucas 3.18ss).
ƒº “Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem”. (Lucas 23.34). (Deus não se vinga nem paga o mal com o mal!)
ƒº “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Porque Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.” ( João 3.15s)
Na CONFISSÃO DE AUGSBURGO, apresentada por Lutero na Dieta de Augsburgo (cidade da Alemanha) em 1530, elaborada por seu colaborador e, também, professor universitário, Felipe Melanchthon, lemos o seguinte sobre o LIVRE ARBÍTRIO:
“Sobre o livre arbítrio ensinam que a vontade humana tem certa liberdade para operar justiça civil e escolher entre as coisas sujeitas à razão. Não tem, entretanto, a força para operar, sem o Espírito Santo, a justiça de Deus, ou a justiça espiritual, porque o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus. Essa justiça, porém, se realiza nos corações quando, pela palavra, é recebido o Espírito Santo.
ƒ¹ No que diz respeito às coisas “diárias” (trabalhar, comer e beber, ter ou não amigos, exercer a justiça e a misericórdia, buscar ou não o bem para si e para outr@s...) temos o poder de decidir, ainda que as “boas obras” só as possamos fazer com o auxílio do Espírito de Deus em nós!
ƒ¹ O que diz respeito a Deus cabe a Deus.
O Reformador Martim Lutero disse, certa vez, o seguinte: “O pecado só pode estar em dois lugares: ou está com você, pesando sobre sua nuca, ou está colocado sobre Cristo, o Cordeiro de Deus. Se o pecado estiver sobre as suas costas, você está perdido; agora, se repousa sobre Cristo, você está livre e está salvo. Escolha, pois, o que preferir. Segundo a lei e a justiça, seus pecados deveriam permanecer sobre você; mas, por graça, são colocados sobre Cristo, o Cordeiro. Não fosse assim, e se Deus quisesse entrar em juízo conosco, estaríamos perdidos.”
ONDE ESTÁ O NOSSO ALICERCE?
Mateus 20.20: “Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos”.
Romanos 8.38: “Em todo o universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.”