Os jovens representantes das Igrejas Luteranas da América Latina e Caribe têm demonstrado realmente o que é o povo latino pensa e vive a todos/as. O jeito latino de ser, principalmente a alegria deste povo, foi identificado durante a Pré-Assembléia de Jovens da Federação Luterana Mundial.
Um dos pontos mais importantes para os representantes latino-americanos é acompanhar as decisões e os progressos já obtidos na preparação para a Décima Primeira Assembléia Geral da FLM. Para os jovens latino-americanos, a Pré-Assembléia é um espaço muito interessante, porque é um evento onde há muita riqueza cultural, além de ser um espaço onde discutimos temas fundamentais para o futuro de nossas igrejas e da juventude luterana em todo o mundo. Que a nossa voz seja ouvida, disse Helen Rios (Nicarágua) durante um dos trabalhos em grupos que abordava as questões sociais. Nós demonstramos a nossa unidade como região e estamos muito orgulhosos, e isso nos motiva a lutar pela integração de todas as regiões.
Durante estes dias em Dresden, discutimos muitas questões, mas os que ganharam maior destaque são: sustentabilidade (especialmente concentrando-se em alterações climáticas e segurança alimentar), justiça de gênero, e o papel da juventude no crescimento da Federação Luterana Mundial. Somos 120 participantes (delegados, stewards e LWF staff), de 6 continentes e 45 países, representando jovens das igrejas-membro da Federação Mundial Luterana (FLM), na Pré-Assembléia de Jovens, durante os dias 10 a 17 de Julho de 2010, em Dresden/Alemanha. Este evento é promovido e organizado pela FLM e sediado pela Igreja Luterana Evangélica da Saxônia.