Práticas religiosas

29/05/2008


Para cada dia bastam suas proprias dificuldades

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Mt 6.24-34

O cp 6 de Mt está dedicado a algumas observações de Jesus sobre as práticas religiosas, está inserido no que se chamou o Sermão do Monte você quer saber o resumo do ensinamento de Jesus leia: Mateus 5-6-7.

Este relato Mt. 6.24-34, indicado pra pós-pentecostes assinala duas destas práticas: a fidelidade(Mt 6.24) e a confiança(Mt6.25-34)

Ao falar em práticas religiosas não devemos limitar estas ações ao espaço do culto/do ritual em tempos e espaços separados da vida cotidiana. O ser humano por natureza se envolve em práticas religiosas mesmo que nunca tenha pisado em um templo. Quando falo de práticas religiosas estou falando de um comportamento orientado e guiado por valores que ordenam/que dão uma certa ordem as prioridades das pessoas. E nesta ordem de prioridades, inevitavelmente se deixa delado algumas coisas para dar lugar a outras.

Vejamos algo da estrutura religiosa: uma estrutura religiosa conta com uma lider e seus respectivos súditos, aquela pessoa que fala e diz coisas que são obedecidas pela massa; a massa corresponde obedecendo e sendo fiel ao liderse colocando às ordens do lider, seguindo fielmente aquilo que o lider diz. Assim estaremos de acordo em pensar que a estrutura religiosa não é nem um pouco democrática, e que nela não se atende a necessidadesparticulares, mas que essas realidades devem submeter-se a realidade vivida na fantasia do lider e de seus suditos. Cabe Menos aindaneste tipo de estrutura a liberdade de expressão, o diálogo, o acordo e senso comum, mas somente a certeza do lider. Para não nos assombrarmos tanto com este tipo de estrutura religosa, não esqueçamos que é eleque leva o Filho de Deus à Cruz. É também um exemplo de que todo aquele que quer viver fora deste fanatismo desta estrutura religosa, se converte em um atentado para a mesma porque atua atrapalhando a prática religiosa internalizada. A vida fora destes principios religosos inastalados na vida social, se vê maltratada e as vezes matada, como exemplo disto temos: Jesus Cristo, Gandhi, M. Luther King, chico Mendes e qualquer outra vítima do fanatismo das estruturas do tipo religiosas.

A afirmação de Jesus de que não se pode servir a 2 senhores (Mt6.24) nos adverte que a fidelidade aos lideres se torna a arma que mata o que é de Deus. Deus não deixa de intervir, nem tampouco o que é de Deus se vai dissolvendo na massa. Deus segue manifestando-se de fora deste tipo de estrutura religiosa humana, intervindo nela para transformar-la, redimi-la, salva-la, converte-la, ou como queiram dizer.

Vivemos num sistema que nos escravisa, neste sentido somos escravos. Sê a prioridade humana está em o que comer e o que vestir, não há duvidas de que perderá de vista a realidade mais proxima a sua vida, e se concentrará na fantasia que pretende instalar em sua mente, para que se deposite toda sua confiança nela, o que permitirá bons lucros neste perverso mercado do consumo. Por consequencia é isto que gera a grande miséria e pobreza em que está envolvida a degeneração da vida humana. As preocupações e inquietações pelo dia de amanhã, tiram a atenção do que acontece hoje. Do que está acontecendo agora.

É hoje que alguém precisa de atenção, hoje alguém espera uma palavra de alento/de animo, hoje alguém necessita ser escutado, é hoje que milhares de pessoas precisam sair da pobreza e submissão.Claro que esta necessidade urgente não pode ser contemplada por politicas sociais e economicas traçadas em uma estrutura fanática e religiosa, onde este tipo de lideres ordenam o comportamento das pessoas a procurar sua propria salvação sendo fiéis a tudo o que possibilita este tipo de sistema de acumulação e concentração de riquezas, sistema que condena quem quer viver fora dele a marginalização e exclusão social.

Buscar o Reino de Deus e sua justiça, implica confrontar o fanatismo deste tipo de estruturas, instaladas dentro e fora da instituição Igreja, e isto permitirá recuperar ou restaurar a fidelidade e confiança somente em Deus e o que é de Deus.

As vezes o urgente nos faz esquecer o importante. Talvez seja necessário refletir que o importante pode nos liberar de muitas urgencias futuras, considerando que é muito provável que estas urgências foram geradas por um passado que adiou o importante.

O importante está no hoje! Na realidade imediata que precisa ser atendida ( a dignidade e integridade de tudo o que tem vida); e não na fantasia de alguns que nosafastam desta realidade.

Você sabia que há uma regra de ouro no Sermão do Monte, você quer saber o resumo do resumo do ensinamento de Jesus: leia Mateus 7.12 ...faça aos outros o que queres que façam a você... Cuidado, pois a cultura popular inplantou um não neste ditado popular, o ensinamento bíblico mostra justamente o inverso.

Como testemunhas cristãs precisamos inverter certos valores neste sistema que tem nos escravizado.

Texto traduzido, adaptado e contextualizado por Carla Suzana, pastora

 


Autor(a): Carla Krüger
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: São Paulo - Leste (Ferraz de Vasconcelos-SP)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8546
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