Posso ser feliz no mundo de hoje?

17/10/2003

Posso ser feliz
no mundo de hoje?

 

P. Carlos Luiz Krüger *

Conta-se que um jovem ameaçava suicidar-se no parapeito de uma ponte. Um policial recebeu a incumbência de dissuadi-lo do gesto tresloucado. Vagarosamente, subiu até onde ele estava e arrastou-se em sua direção. Ainda fora do alcance dos seus braços, iniciou o diálogo: Jovem, a vida é bela, vale a pena viver!. O rapaz continuava resolvido a matar-se. O policial tentou outra tática: Eu lhe darei 10 razões pelas quais você não deve suicidar-se e depois permitirei que você me diga por que deseja morrer. Minutos depois os dois se jogaram da ponte.

Todos querem ser felizes, todos buscam a felicidade, mesmo aqueles que estão prontos para cometerem suicídio.

Existem alguns pressupostos que querem nos ajudar a ter uma vida feliz.
1 - O desejo de ser feliz é uma experiência humana universal. Esse desejo é bom e não pecaminoso.
2 - Nunca devemos negar nosso desejo de sermos felizes, nem resistir a ele. Devemos, pelo contrário, intensificá-lo, buscando aquilo que possa produzir maior satisfação.
3 - Só encontramos a felicidade verdadeira e permanente em Deus.
4 - A felicidade que encontramos em Deus é plenificada, quando compartilhada com outros.
5 - À medida que tentamos abandonar nossa busca de prazer e felicidade, desonramos a Deus e fracassamos em amar as pessoas.

Sendo assim, só glorificaremos a Deus se formos realmente felizes, e a alegria não propõe que Deus seja um meio de alcançarmos prazeres mundanos. Deus é o fim de toda a busca e não um meio de alcançar outro prazer além dele próprio. Deus é o gozo último e incomparável, a alegria infinitamente maior do que a de andar em ruas de ouro ou de rever/ouvir entes queridos já falecidos. O verdadeiro cristão não reduz Deus a uma chave que abre os baús de ouro e prata, mas busca transformar o coração para afirmar: Para mim vale mais a lei que procede de tua boca, do que milhares de ouro ou de prata (Sl 119:72).

O cristão também não é materialista, nem mundano. Ele não faz do prazer um deus, mas afirma que nosso Deus estará sempre onde encontrarmos maior prazer. O Senhor só será o meu Deus se eu encontrar nele a maior felicidade: O Senhor teu Deus está no meio de ti poderoso para salvar-te. Ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo (Sf 3:17).

A venda de antidistônico - medicamento para baixar o nível de estresse e ansiedade da vida - aumenta cada vez mais. A convivência do dia-a-dia deixa claro que as igrejas, as universidades e os lares estão cheios de gente infeliz. Por quê? A resposta é simples: não estão buscando a felicidade na fonte certa.

O mundo busca a felicidade, porém uma felicidade passageira, que sempre vai exigir uma nova procura. Isto traz canseira, desgosto, fracasso e acontece em todas as classes sociais. Deus para todos tem o mesmo resultado para a busca desenfreada de um amanhã melhor. Tem isso porque Jesus, o qual em troca da alegria que lhes estava proposta, suportou a cruz. (Hb 12:2).

A fama, fortuna e respeitabilidade humana não produzem a felicidade, que completa homens e mulheres. Somente partilhando da felicidade do Deus trino se alcança a autêntica alegria. Jesus prometeu à mulher samaritana: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede, para sempre; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. (Jo 4:13,14).
Como aquela mulher, peçamos: Senhor, dá-me sempre dessa água (Jo 4:15). E receberemos esta água quando colocarmos em prática o que Jesus nos ensinou, com respeito a atitudes: Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mt 6:33).

O mundo pode não dar razões para vivermos/sermos felizes, mas o Senhor Jesus certamente o dará.

As pessoas podem não achar argumentos para ajudar alguém a não cometer suicídio, entre tantos problemas, dificuldades e situações críticas, porém o Senhor certamente os providenciará.

Deus abençoe.


Autor(a): Carlos Luiz Krüger
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 21635
REDE DE RECURSOS
+
Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo existe por meio dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11.36
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br